NBS e Houaiss se unem para mudar o significado de família no dicionário

No ano passado, a Câmara aprovou o Estatuto da Família, que define “família” como exclusivamente sendo composta por pai, mãe e filhos. Qualquer outra configuração não é considerada, seja tio e sobrinha, avô e netos, casais homossexuais ou outra constituição familiar. A NBS e o Grande Dicionário Houaiss, em parceria com a CEDS RJ (Coordenadoria Especial da Diversidade Sexual), iniciou um movimento de pressão popular para incentivar a revisão do Estatuto: vão mudar o significado de família no dicionário.

Através do site www.todasasfamilias.com.br, qualquer pessoa poderá enviar a sua definição pessoal de família. Com o somatório das opiniões, o dicionário Houaiss aceitou o desafio de criar um significado único para ser colocado na sua próxima edição, fazendo com que as novas gerações conheçam um significado de família mais democrático, abrangente e sem preconceitos. A versão online do dicionário, hospedado no canal UOL, será alterado assim que o projeto for concluído. A próxima publicação impressa já terá a nova definição.

 

“O mundo é diverso, abrangente e dinâmico. A atual definição de ‘família’ é reducionista e anacrônica. O que desejamos é atualizar esta definição e contribuir para a reflexão sobre quais são os verdadeiros laços que unem as pessoas em forma de família”. André Lima, sócio e VP de criação da NBS.

A campanha conta com o compartilhamento do vídeo usando a hashtag #somosumafamilia e os depoimentos no site do Projeto para chegar ao maior número possível de pessoas, democratizando a nova definição da palavra.