Em um período crítico de recuperação após o maior desastre climático do Rio Grande do Sul, a Agência Mosaico, pioneira como a primeira agência de influência com foco em Diversidade no Brasil, lança a campanha “Abrace Creators do Sul”. A iniciativa tem como objetivo apoiar e revitalizar o segmento de criadores de conteúdo digital da região, contribuindo com a retomada econômica e fortalecendo o Marketing de Influência no estado.
O projeto nasce em junho deste ano, quando a Agência Mosaico dá início a um cadastramento detalhado de criadores de conteúdo que residem no RS e que foram afetados direta ou indiretamente pelo desastre. Este processo revelou histórias emocionantes de perdas significativas, incluindo amigos e familiares, materiais e equipamentos de trabalho, além do cancelamento de contratos devido à crise enfrentada pelas marcas. Com base no formulário realizado, a Mosaico fez postagens em suas redes sociais, visibilizando alguns perfis e criando uma comunidade. As influenciadoras gaúchas Titi Muller e Mari Krüger se uniram à campanha e compartilharam stories para ampliar a divulgação e incentivar o cadastramento.
Em setembro, tem início a série de encontros semanais que irão abordar temas relevantes dentro da Creator Economy sobre marketing de influência, marketing digital, tendências e produção de conteúdo. Em cada encontro, que se estenderá até o início de dezembro, as marcas que abraçaram o projeto irão compartilhar experiências e conhecimento com os influenciadores gaúchos, mostrando suas potencialidades e desenvolvimento. A hub Flint.Me, por exemplo, além do encontro com a comunidade, também disponibilizou 5 bolsas do seu curso de Linguagem Creator. O projeto conta com a colaboração de importantes parceiros, incluindo YouPix, Flint.Me, TikTok, Pinterest, Academia TT de Vídeos e as agências e21, Go Coelho, New Vegas e a produtora Pé de Coelho Filmes.
A YouPix, consultoria de negócios para o segmento de influência, criadora do Creators Boost, se une como parceira principal, oferecendo um curso completo para todos os criadores de conteúdo gaúchos cadastrados, disponibilizado a partir da plataforma HotMart. O Creators Boost é um programa de aceleração que tem como objetivo apoiar o desenvolvimento de criadores de conteúdo e a profissionalização da indústria de conteúdo digital. Essa parceria irá impulsionar e dinamizar ainda mais o mercado local, fornecendo ferramentas e conhecimentos essenciais para a recuperação e crescimento dos criadores.
A ideia é também engajar marcas para aderirem à campanha e que possam realizar projetos com esses influenciadores, fortalecendo o ecossistema econômico da região.
Recuperação e ajuda contínua
O desastre climático no Rio Grande do Sul provocou danos devastadores a mais de 400 cidades e impactou profundamente a economia local. O Brasil inteiro pode acompanhar o importante papel que os influenciadores, criadores de conteúdo e artistas tiveram durante a tragédia. A mobilização ampliou o alcance nas redes sociais e uma rede de apoio possibilitou inúmeras doações para o estado durante os meses de maio e junho. Os reflexos, contudo, ainda serão sentidos durante muito tempo. Mari Krüger, uma das primeiras influenciadoras a chamar a atenção para a tragédia no início de maio, destacou a importância de manter o foco na ajuda contínua à região.
Assim, a “Abrace Creators do Sul” surge como uma resposta estratégica à possibilidade de redução nos investimentos em comunicação e, consequentemente, à diminuição de contratos com influenciadores, oferecendo condições essenciais para a recuperação desses profissionais. Em um momento em que a solidariedade pode diminuir após as ações emergenciais, o projeto emerge como um foco de esperança, oferecendo apoio contínuo e oportunidades para revitalizar o ecossistema de criadores de conteúdo digital na região.