No Dia Mundial da Gentileza, o Metrô de São Paulo estreia uma intervenção criativa que convida milhões de passageiros a repensarem atitudes cotidianas dentro dos vagões. Criada pela Jotacom, agência full-service da FSB Holding, a campanha inverte a lógica dos assentos preferenciais: placas tradicionais dão lugar a novas sinalizações na cor dos assentos comuns.
Acompanhada da mensagem “Durante o Mês da Gentileza, lembramos: quando todos os assentos estão ocupados, todos os assentos são preferenciais. Seja gentil.”, a proposta, com base em design comportamental, parte de um dado real: 51% dos passageiros afirmam que o desrespeito aos assentos preferenciais é frequente Por lei, 10% dos assentos devem ser reservados para pessoas com prioridade. Mesmo assim, o Metrô oferece mais lugares do que o mínimo exigido.
Segundo Matheus Mendes, diretor de Criação da Jotacom, a simplicidade da ação é o que lhe dá força. Com baixo custo de produção e alto potencial de mídia espontânea, a iniciativa aposta em um gesto simbólico – trocar as placas – para provocar uma reflexão ampla sobre empatia e convivência. “Às vezes, uma simples troca de placa é o suficiente para mudar a forma como milhões de pessoas enxergam a gentileza. A beleza da ideia está justamente nisso: ser simples, mas gerar uma conversa gigante, dentro e fora do metrô”, declara Mendes.
Ao trocar a cor das placas e reposicionar o símbolo do preferencial, o Metrô faz com que ele volte a ser notado. A intervenção acontece em três composições das linhas 1-Azul, 2-Verde e 3-Vermelha, com cerca de 240 placas redesenhadas. A campanha 360º também se desdobra no ON e OFF, nos canais digitais/redes sociais, em painéis digitais nas estações, monitores da TV Minuto e mensagens sonoras com provocações como: “Qual é a cor do assento preferencial? Faz diferença? Se você for gentil, todos os assentos são preferenciais.”
A campanha marca um movimento de maior protagonismo criativo do Metrô em campanhas de cidadania e dialoga com ações recentes do Metrô voltadas à cidadania e convivência se apoiando em princípios da ciência do comportamento para estimular mudanças duradouras. A ideia é que esse gesto simbólico inspire uma prática que permaneça: ceder o lugar para quem mais precisa, independentemente da cor do assento ou da placa.
Ficha Técnica:
Agência: Jotacom
CO-CEO: Jaderson de Alencar e Márcio Oliveira
VP de Criação: Luiz Barrella
VP de Operações: Thiago Sheer
Direção de Atendimento: Jordana Bidin
Atendimento: Simone Bastos
Estágio de Atendimento: Letícia Machado
Direção de Criação Executiva: Renato Vasques
Direção de Criação: Matheus Mendes e Fellipe Camarossi
Direção de Criação Associada: Isabel Cassab
Direção de Arte: Beatriz Ottaiano e Kadu Mendes
Redação: Marcus Perrone
Head de Conteúdo: Fernando Simões
Content Manager: Sophia Fevereiro
Head de Influência: Brunno Maceno
Produção: Sidney Veiga
Modelagem 3D: Bruno Ramos
Motion: Bruno Ramos e Victor Cardoso
Data Insight: Camilla Thethê
Data Insight: Beatriz Pereira
Empresa: Metrô de São Paulo
Gerente de Marketing: Fabíola Damato Bemfeito
Chefe do Departamento de Marketing: Silvio Vinicius Oliveira Santos
Chefe de Departamento de Comunicação: Rafael Barros Mussi
Supervisor de Redes Sociais: Luiz Fernando Ecard Pecis
Analista de Desenvolvimento de Gestão: Naomi Takeshita
