Em parceria com a organização não governamental WEConnect International, a P&G, empresas de bens de consumo do mundo, realiza – entre 12 de março e 7 de maio de 2019 – o Programa P&G de Desenvolvimento de Fornecedoras, voltado ao fortalecimento de empresas pertencentes a mulheres no Brasil.
A iniciativa, que já foi realizada na Índia, Turquia, Nigéria, Reino Unido, México, China e África do Sul, chega em 2019 ao Brasil, Costa Rica e Singapura. Até o momento, 139 empresárias foram beneficiadas pelo programa. No Brasil, 25 empresas de pequeno e médio porte, cujo – pelo menos – 51% da propriedade e controle estão nas mãos de uma ou mais mulheres, estão sendo favorecidas. A Mônica Schimenes, fundadora e CEO da MCM Brand Group, foi uma dessas empresárias selecionadas pelo programa, que teve como critério principal o potencial de crescimento, motivação e o alinhamento aos conteúdos e segmentos de mercados estratégicos identificados pela P&G.
A empresária, que conta com mais de 20 anos de experiência em gerenciamento de marketing, comunicação e eventos, possui – atualmente – um quadro de funcionários 65% composto por mulheres, 32% LGBTI+, 19% afrodescendentes autodeclarados e 16% pessoas com mais de 40 anos. O histórico de Mônica também impressiona por apresentar um aumento de 200% no faturamento de sua agência nos últimos 3 anos, mesmo em um cenário economicamente instável. Em 2018, teve um total de 124 projetos atendidos e, somente em janeiro de 2019, foram 55 projetos em desenvolvimento.
Durante a sua trajetória, Schimenes foi se tornando parceira de diversas organizações, como a Integrare (Centro de Integração de Negócios), Sebrae no Pódio, WeConnect International (empreendedorismo feminino – mulheres e empreendedoras pelo mundo inteiro), Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+. Em 2018, realizou duas importantes palestras, uma delas foi na I Conferência Regional sobre a diversidade e inclusão de fornecedores para a América Latina e Chile – do WEConnect International – e a outra no Evento de Celebração da assinatura BASF com os compromissos da ONU Mulheres. Além de todas essas parcerias, a empresária será a primeira mulher da América Latina a receber o prêmio WeConnect International Women’s Business Enterprise (WEB), na terceira edição do evento, que acontecerá este ano nos Estados Unidos, em Washington, DC.
Para este novo desafio, que é o programa de mentoria, a empresária está muito honrada, otimista e acredita ser uma grande oportunidade de escutar a visão e conhecimento de uma empresa que sonha em um dia atender. “O curso contará com vários encontros e o benefício para nós, empresárias, é que conseguimos ouvir o prospect ou quem está do outro lado em primeira mão. Temos a oportunidade de entender o que eles precisam antes de contratar uma empresa, como se relacionam com o mercado e dicas importantes de como consigo preparar o meu segmento pelos olhos do cliente”, revela Schimenes.
O currículo do curso, que ocorre na própria sede da P&G, em São Paulo, é formado por 10 módulos presenciais, que serão ministrados pelos próprios executivos da multinacional, bem como convidados externos – de forma a transferir boas práticas da corporação a potenciais futuras fornecedoras. Entre os temas abordados estão: Estratégia de Negócios, Inovação, Branding, Tecnologia, Vendas, Acesso a Capital, Serviço ao Cliente, entre outros.
A P&G se comprometeu a direcionar 2 bilhões de dólares de seu orçamento de compras a empresas pertencentes a mulheres e fornecedores de diversidade nos próximos 6 anos, sendo 100 milhões de dólares destinados a países fora dos Estados Unidos até 2020.
A WEConnect International é uma aliança entre 85 multinacionais comprometidas em aumentar seus gastos de compras com empresas pertencentes a mulheres em todo mundo. A organização apoia estas corporações a identificar, certificar, capacitar e se conectar com empresas pertencentes a mulheres em mais de 100 países.