A McCann Lima, em parceria com Peru21, um dos jornais mais importantes do país, criaram um meio de amplificar a voz das mulheres que sofreram violência física, sexual ou psicológica. Segundo o INEI (Instituto Nacional de Estatística e Informática), 32% das mulheres peruanas já sofreram algum tipo de abuso.
A ação aconteceu dentro do contexto da marcha convocada pelo movimento “Ni una menos”, que gerou muita relevância popular por toda América Latina. Criada pela McCann Lima e prontamente abraçada pelo Diário 21, a ação consistia em transformar totalmente a capa do jornal num panfleto de fundo cor de rosa (símbolo do movimento) nos quais podiam ser lidas frases declaradas por vítimas, como: “Calar é também ser cúmplice”, “Ninguém tem o direito de lhe tocar” e “Violência não é amor”.
“Peru 21 é um jornal com um posicionamento de defesa das causas sociais, sempre com um papel relevante e participativo. O objetivo desta campanha não foi apenas cobrir a notícia, mas ser parte de um movimento que busca acabar com a violência de gênero”, explica Mauricio Fernandez-Maldonado, VP e diretor geral de criação da McCann Lima.
Confira o filme da ação:
Fica Técnica
Cliente: Grupo El Comercio
Produto: PERÚ21
Campanha: “Un diario. Una pancarta.”
Agência: McCann WorldGroup Lima
Diretores gerais de criação: Mauricio Fernandez Maldonado/Christian Caldwell
Diretores de criação: Omar Polo / Giovanni Macco
Atendimento: Mirjana Slavkovic/ Maria Gracia Vasquez
Produção agência: Alonso Palomino/Pimi Ravizza
Produtora: Locomotor
Produtor Executivo: Carlos Cía Almeida
Diretores de cena: Sebastian Vereau / Ariel Ormeño (DOS)
Animação: Raúl Diaz
Produtora de som: Kazoo
Aprovação cliente: Grethel Morales/ Marcia Oviedo/Claudia Chávez.