Matias Menendez é o novo ECD da AKQA São Paulo. Ao lado de Luiza Baffa, Managing Director, Matias irá liderar a operação de 100 pessoas do estúdio que trabalha com marcas como Free Fire, Netflix, Google, Nike, Ambev e Pepsico.
O publicitário trabalhou nas agências La Comunidad e Madre em Buenos Aires – onde fez a campanha icônica Mamá Lucchetti, Mother de Nova Iorque e Africa em São Paulo, onde realizou campanhas super premiadas, como Tagwords e Salla, que levaram dois Grand Prix em Cannes. “A AKQA sempre foi uma agência admirada e reconhecida no mercado pela inovação e criatividade dos seus projetos. Mas depois de conversar com a Luiza, com o Hugo e com o Diego, entendi que a criatividade também é protagonista na cultura e nos processos de todas as áreas da empresa”, fala Matias.
À frente da operação brasileira nos últimos três anos, Luiza conta que a estrutura da AKQA foi pensada para refletir e estimular a excelência criativa em tudo o que fazem. “Com um modelo de negócios 100% focado em criatividade, só nos últimos três anos, conseguimos crescer três dígitos, ganhar oito novas contas e figurar entre as dez agências mais premiadas do mundo. Nesse período, construímos conexões com parceiros fora do mercado de publicidade, como a joint venture AKQA\ Coala.Lab, cujos projetos com marcas e artistas conquistaram não só Leões em Cannes, mas também três indicações ao Grammy. O Mati chega para nos ajudar a ampliar essas conexões criativas e explorar novos lugares de inovação que irão influenciar os nossos próximos passos daqui para frente”, conclui.
Matias conta que em uma conversa com o Diego Machado, CCO Global da AKQA, perguntou como eles viam a AKQA no futuro e a resposta foi: como o lugar mais criativo do mundo. “Eu amei o desafio. Se trabalharmos para que os talentos da casa sejam felizes fazendo o que gostam, estaremos no caminho certo para alcançá-lo” declara o publicitário.
A inteligência criativa dos talentos do estúdio também está presente nas iniciativas que têm a própria AKQA como marca, como as realizadas pela área de Impacto. “Lançada há três anos, a atuação da nossa área de Impacto extrapola a questão da diversidade, que vemos como uma premissa básica de qualquer empresa, e pauta todo o ecossistema do nosso negócio. Só em 2021 investimos mais de 5 mil horas em ações internas e externas de Impacto”, explica Luiza.
Entre as iniciativas de Impacto implementadas este ano, a agência foi pioneira na oferta de licença paternidade de seis meses para seus funcionários e na execução de produções neutras e sem resíduos em todas as suas campanhas – além de ter feito a primeira adaptação brasileira ao Double The Line (iniciativa que visa ampliar a diversidade racial nas produções publicitárias). Em outubro, lançou o movimento RGBlack, para reparar o viés racial na indústria audiovisual, e em setembro o Soma AKQA, projeto de inclusão e mentoria de estudantes periféricos, foi escolhido para integrar o programa global de Equidade Racial da WPP. Com o apoio do Grupo, o Soma deverá capacitar cerca de 1000 alunos até o final de 2022, seu segundo ano de atividade.