MamaLab é um projeto criado e liderado por mães nos escritórios asiáticos da Dentsu, que chega agora ao nosso continente pela Dentsu Brasil. Com a evolução do conceito de maternidade ao longo dos anos, se faz cada vez mais necessário expandir a visão do mercado sobre o papel desempenhado por essas mulheres.
A ideia é transformar o MamaLab em uma grande consultoria estratégica para clientes e parceiros, traduzindo demandas e oportunidades, tudo de mãe para mãe. “Nosso desafio é agrupar os olhares sobre a maternidade com mulheres de perfis, visões de mundo e opiniões diferentes e complementares sobre o que é ser mãe”, conta Priscilla Ceruti que, além de Chairmom e Presidente do MamaLab Brasil-Latam, é Diretora Geral de Planejamento da Dentsu Brasil.
O ponto de partida do MamaLab no Brasil foi uma pesquisa realizada em parceria com o Mindminers, que revelou uma série de indicadores sobre a expectativa e a realidade das mães antes e após o último Dia das Mães. O que elas sentiram? O que fizeram nesta data? O que dizem? Qual é a relação com os presentes? Afinal, o que elas realmente esperavam e o que ganharam?
“Recebemos anualmente uma série de dados e pesquisas recheadas de expectativas sobre as vendas nessa data que, depois do Natal, é a segunda mais importante para o comércio. Como mães e publicitárias, queremos ir além. Desvendar o que acontece nesse dia na vida real e transformar os resultados em estratégias que realmente envolvam mães e marcas”, completa Priscilla.
Entre as 250 entrevistadas, mães e gestantes das classes ABC entre 25 e 45 anos, o tempo ainda é o maior custo do chamado “mundo moderno”. Quando questionadas sobre qual desejo gostariam de realizar no próximo Dia das Mães, a maioria coloca “mais tempo com os filhos” e “não ter que escolher entre filhos e carreira” como suas prioridades. Roupas e acessórios são maioria entre os presentes, seguidos por lembranças confeccionadas pelas próprias crianças. O estudo mostrou também que as mães não ganham presentes apenas dos filhos, quase um terço delas ganha presentes da própria mãe, sogra e irmã e 12% compra presentes para si própria na data.
O MamaLab foi criado pela Dentsu Global no Japão em 2009. Hoje, com núcleos em Singapura, Indonésia, Filipinas e Taiwan, a iniciativa celebra sua chegada à América Latina, desembarcando no Brasil pelas mãos do presidente da agência Mario D’Andrea. Em breve, o projeto chegará também na Índia, Tailândia e China. Para assistir aos cases onde as mães do hub atuaram, acesse https://mamalabglobal.com/#labor-love.