Com a alta visibilidade gerada pela Copa do Mundo, no Catar, e pela COP27, no Egito, agência cria diretoria de Planejamento e Inteligência de Mercado para reforçar sua expertise em comunicação estratégica no esporte e em ESG, além de expandir atividades inovadoras de thought leadership e influência social para clientes destes e outros mercados
A Máindi, agência de influência comandada por Daniel Miura, Gefferson Eusébio e Marcelo Yukio, chega na reta final de 2022 cheia de novidades. Às vésperas da Copa do Mundo do Catar e da COP27 no Egito, a agência reforça a sua estrutura para clientes que atuam no setor esportivo e também em ESG (sigla para Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança), permitindo que se tornem marcas cada vez mais influenciadoras nos negócios em seus segmentos, em temas de grande relevância para a sociedade. Assim, vai consolidar seu extenso portfólio de clientes e expandir sua oferta de produtos e serviços para empresas em diversas outras áreas B2B e B2C.
A primeira iniciativa neste sentido foi a criação de uma diretoria de Planejamento e Inteligência de Mercado, a ser liderada por Guilherme Sierra, executivo com 28 anos de experiência em relações públicas, relações institucionais, comunicação corporativa, gestão de crises e organização empresarial. Sierra foi repórter de O Estado de S.Paulo e revista Quatro Rodas, além de editor das revistas Horizonte Geográfico e Discovery Channel Magazine. Foi gerente de atendimento para multinacionais do agronegócio e do terceiro setor nas agências Edelman e CDI. Atuou como Gerente Executivo de Brand & Communications para América Latina no banco francês BNP Paribas e, durante quase dez anos, Gerente Executivo de Comunicação Corporativa para América Latina na norte-americana John Deere.
“Guilherme chega para aportar seu conhecimento do mundo corporativo em estratégias de formação de opinião (thought leadership) e posicionamento de marcas com conceitos de comunicação human2human no centro das interações entre audiências, sempre alinhadas aos objetivos de negócios do cliente”, explica Daniel Miura, diretor Geral da Máindi. “A partir disso, estamos trazendo ao mercado uma nova metodologia de desenvolvimento de narrativas com um método exclusivo de mensuração de resultados”, completa.
Copa e COP
Responsável pela comunicação estratégica de clientes como Grupo Panini (do álbum de figurinhas oficial da Copa do Mundo), Umbro (artigos esportivos), Yunus Negócios Sociais e Instituto Capitalismo Consciente Brasil, a Máindi também está reformulando sua estrutura organizacional e incorporando novos profissionais ao time, compondo diferentes expertises e habilidades. Para tornar ainda mais eficiente o fluxo de atendimento estratégico, a agência passa a trabalhar no modelo de squads. O squad B2B, coordenado por Alessandra Sabbag, abriga os clientes de ESG, Inovação e Negócios. Completam o time Camila Mortari, que já está na agência há mais de um ano e meio à frente de clientes de negócios, compliance e gestão de riscos, com reforço do recém contratado Adriano Silva. Jornalista e escritor, com formação pela UNINOVE, Silva é também comentarista do podcast “Abaixa a Bola” e redator de criptomoedas, economia, investimentos, sustentabilidade e tecnologia voltada à medicina.
No squad B2C, sob a liderança de Tércio Silveira e coordenação de Gabriela Albach, para marcas que prioritariamente se comunicam diretamente ao consumidor final, como Panini Publicações, Panini Colecionáveis e Umbro, destaque para a chegada de Naiara Evangelo e Gabriel Miqueleti.
Naiara é jornalista e pesquisadora pela Universidade Federal Fluminense em estudos sobre tecnologias de comunicação, cultura, diversidade e relações étnico-raciais. Sua chegada visa aprimorar ainda mais a linguagem dos clientes da agência com suas audiências-chave. Já Gabriel é jornalista formado pela Universidade Presbiteriana Mackzenzie, com passagem pela Prefeitura de São Paulo e na Agência Texto Comunicação, na área de agronegócio. No portfólio de clientes do squad B2C também estão empresas voltadas para a conexão entre marcas e consumidores como a GALERIA.ag, a CDR+, a Bizsys e a consultoria especializada em juventudes Eureca.
De acordo com Gefferson Eusébio, diretor de Operações e Relacionamento, o novo momento da Máindi amplia um olhar moderno, apurado e diferenciado para as estratégias de geração de influência de seus clientes e suas marcas frente aos principais desafios da sociedade e dos consumidores. “As pessoas estão ávidas por marcas, empresas e lideranças em quem confiar e com quem se relacionar. Por isso, reputação e credibilidade são divisores de água quando falamos em resultado de negócios. O aprimoramento de novas linguagens e abordagens das marcas – não apenas com suas audiências segmentadas, mas muito além delas – torna-se fundamental. E nós estamos prontos para continuar oferecendo esta visão ao mercado”, analisa.