Lew’Lara\TBWA traz tecnologia Isralelense para combate à fake news

As mensagens e notícias falsas não são apenas uma questão de levar uma informação inverídica, elas podem arruinar carreiras, reputações, geram confusão e preocupações infundadas sobre diversos assuntos. É um problema complexo e amplo, envolvendo política, mídias e sistemas tecnológicos. Especialmente em um ano em que fomos bombardeados por informações diversas sobre a COVID-19, esclarecer a veracidade das notícias é um papel de todos e tem sido uma luta diária.

Trazendo para o universo da comunicação e das marcas, a cada dia fica mais difícil para as entidades protegerem sua imagem e reputação. Por isso, a Lew’Lara\TBWA traz para o Brasil a Cyabra, startup israelense que trabalha com algoritmo proprietário capaz de analisar mais de 100 parâmetros diferentes para determinar se uma entidade online é real ou falsa e avaliando a veracidade das informações a que somos expostos.

Com o propósito de apoiar as marcas no combate a fake News, a agência traz ao mercado brasileiro com exclusividade uma solução automatizada para analisar a autenticidade de usuários online, permitindo a detecção precisa de perfis, clusterização e mitigação de agentes maliciosos, como bots, perfis falsos e trolls.

Funcionamento

É possível selecionar a plataforma e as palavras-chave que deseja buscar.

O Cyabra é capaz de encontrar o número de perfis maliciosos e falsos em cada plataforma de rede social, entender a análise específica de usuários individuais e identificar o líder responsável por orquestrar o ataque ao analisar o nível de autenticidade e mensurar a influência exercida por ele.

A plataforma faz uma varredura precisa nas principais redes sociais seguindo as etapas de identificação (busca pro interesse), coleta (monitoramento automatizado), análise (clusterização) e remediação (mitigação de ameaças).

Na prática, ela identifica e classifica os perfis falsos e suas localizações, analisa os usuários listados com base em suas atividades, faz uma análise profunda sobre táticas usadas por falsas entidades para amplificar a desinformação (a fim
de minimizar seu alcance e influência), o software isola os assuntos-chave mais discutidos e mencionados durante a consulta, dividindo as menções em usuários reais e falsos, e elabora um relatório que analisa e quantifica os assuntos mais relevantes citados, frequência, conexões entre contas, comportamento repetitiva e correlação de tendências.

Com base nas informações coletadas, e unindo esforços ao time de dados da Lew’Lara\TBWA, é possível identificar, analisar e entender narrativas online, para então, traçar uma estratégia efetiva e bem embasada de resolução.

A Cyabra possui um reconhecimento de deep fake com 85% de precisão, e possui cases pelo mundo que comprovam sua eficácia:

  • Mercedes-Benz: A Mercedes-Benz usou uma citação do Dalai Lama nas redes sociais e foi atacada por centenas de usuários falsos e mal-intencionados na hora. Depois de alguns dias, a marca se desculpou publicamente em mais de 80 veículos de comunicação mundiais, gerando um desconforto geopolítico indesejado e despencando o valor de suas ações.

Cyabra foi capaz de detectar o erro inicial e comprovar que se tratava de um movimento orquestrado por bots com perfis falsos. Por meio das análises de canais tradicionais x digitais, CYABRA identificou os principais meios de comunicação que falavam sobre o assunto e auxiliou a montadora a remediar a situação.

A Lew’Lara\TBWA passará atuar como consultora e, a partir de um briefing, usa a ferramenta para desenvolver uma análise e entrega o report consolidado ao cliente.

“Cyabra é único em nosso mercado, pois nos permitirá ir afundo nas análises de redes sociais buscando mitigar e proteger preventivamente a imagem e reputação das marcas perante a desinformação. Estamos preparados para entregar uma análise profunda e inédita no mercado brasileiro, que apontará quando e como a desinformação está afetando marcas e perfis e atuaremos de forma efetiva para mitigar esses agentes maliciosos como bots, perfis falsos e trolls. Contaremos com um time multidisciplinar, formada por cientistas de dados, analistas e estrategistas, nossa equipe realizará estudos na base histórica de diferentes redes sociais para identificar, analisar, mitigar e recomendar otimizações de posicionamento social”, comenta Vicente Varela, Chief Data & Media Officer da Lew’Lara\TBWA e é o responsável pela iniciativa da agência.

“Acreditamos na força dos dados para servir nossas marcas, com criatividade. E conhecermos a veracidade das informações que estamos analisando e ofertando às nossas marcas será chave que possamos alcançar melhores resultados. Estamos muito felizes em trazer a Cyabra ao Brasil”, finaliza Marcia Esteves, CEO & Partner da Lew’Lara\TBWA.

“A Cyabra fornece os dados de que as agências precisam para informar melhor sua tomada de decisão sobre campanhas de clientes, comunicações e muito mais, comenta Dan Brahmy, Co-founder e CEO da Cyabra. “Estamos entusiasmados com a parceria com Lew’Lara\TBWA e trazendo os muitos recursos do Cyabra para sua equipe de mentes criativas e marcas icônicas. Juntos, nosso trabalho vai combater a desinformação no Brasil e entender melhor as conversas online”.