segunda-feira, novembro 4, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasLew’Lara/TBWA e Museu do Futebol levam Copa ao metrô de São Paulo

Lew’Lara/TBWA e Museu do Futebol levam Copa ao metrô de São Paulo

Com a proposta de deixar os usuários do metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos, em total clima de Copa do Mundo, a agência Lew’Lara/TBWA criou para o Museu do Futebol, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, uma campanha que leva ao transporte público a memória do futebol brasileiro. Trata-se de uma coleção de 56 pôsteres exclusivos, alusivos aos maiores nomes do país em Mundiais, colocados nas linhas de 1 a 11 para criar uma conexão entre passado e presente do esporte mais popular do país.

A ação faz um paralelo entre o número da linha do metrô e as camisas usadas por grandes jogadores brasileiros em Copas. Nesse contexto, por exemplo, a linha 1 terá pôsteres sobre os grandes goleiros; a linha 9, imagens de grandes centroavantes. Cada peça tem texto explicativo sobre o que o público vai encontrar naquele percurso: “aproveite que você está na linha 10 e conheça todos os craques que já vestiram a camisa 10 da seleção”, por exemplo.

“O amor pelo futebol se manifesta nos espaços públicos: nas avenidas fechadas para as comemorações e nas calçadas tomadas de gente em frente aos bares com televisão nos dias de jogos. Usar o metrô para homenagear os grandes jogadores que foram da seleção é transformar esse comportamento em campanha e em design. Quem passar pelo metrô passará também pela história do nosso futebol e será convidado a ir ao Museu, que é a maior manifestação de amor ao futebol.”, comenta Felipe Luchi, CCO e sócio da Lew’Lara\TBWA.

Os pôsteres foram criados por 19 diretores de arte e retratam nomes como Leônidas da Silva, Nilton Santos, Garrincha, Zico e Taffarel. As peças serão expostas nas plataformas, dentro dos vagões e em filmetes animados de mídia interna. A campanha será veiculada até 18 de julho, e as artes também serão expostas no Museu do Futebol. Com esse apelo histórico, a campanha conecta os usuários do transporte público ao sentido de memória do Museu do Futebol, que tem uma exposição temporária em cartaz sobre a Copa de 1958, ano em que o Brasil conquistou o primeiro título mundial de sua história.

Aberta ao público até 09 de setembro, a mostra “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958” é uma exposição audiovisual com conteúdo inédito sobre o Mundial que revelou ao mundo elementos como a dupla Pelé e Garrincha, o uniforme azul da seleção e a própria imagem de um país vencedor no futebol.

O clima de Copa no Museu do Futebol ainda conta com um espaço para transmissão dos jogos de 2018. A sala Jogo de Corpo, que conta com atrações como o Futebol Virtual e o Chute a Gol, recebeu novos aparatos interativos, que oferecem ao visitante a chance de criar sua própria figurinha ou tirar uma foto em que segura uma versão virtual da taça. No centro, uma arquibancada acomoda o público para ver as partidas em um telão.

A exposição “A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958” tem patrocínio do Banco Itaú, por meio da Lei Rouanet, e apoio da Epson. O Museu do Futebol é uma iniciativa do Governo e da Prefeitura de São Paulo, com concepção e realização da Fundação Roberto Marinho. Pertence à rede de museus da

Secretaria de Estado da Cultura e é gerido pelo IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, Organização Social de Cultura. O museu conta com patrocínio máster da Motorola e patrocínio do Grupo Globo, e seu Programa Educativo conta com o patrocínio do Pontofrio/Fundação Via Varejo, todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Serviço:

Exposição Temporária – A Primeira Estrela: o Brasil na Copa de 1958
Visitação: 05 de junho a 09 de setembro de 2018
Museu do Futebol: Praça Charles Miller, S/N São Paulo, SP
Funcionamento: Terça a domingo, 9h00 às 18h00 (bilheteria até as 17h00)
Ingressos: R$ 12 | Meia-entrada: R$ 6 | Entrada gratuita às terças-feiras.


Ficha Técnica – Seleção no metrô:

Agência: Lew’Lara\TBWA
Cliente: Museu do Futebol
Produto: Institucional
Título: Seleção no metrô
CCO: Felipe Luchi
Direção de Criação: Gustavo Diehl e Sthefan Ko
Criação: Rafael Merel, José Neto, Gabriel Sotero e Ulisses Razaboni
Designers: Alexandre Kazuo, Alessandro Trimarco, Cesar Russo, Diego Canhisares, Elisa Rubio, Fabiano Pinel, Felipe Luchi, Felipe Pimentel, Gustavo Caldara, José Neto, Laura Aira, Pedro Gatringer, Renato Valim, Ricardo Garrido, Sthefan Ko, Thiago Fernandes, Ulisses Razaboni, Victor Chamas eVitor Lessa
Ilustração: Norte/Bernado Abreu e Estudiorama
VP de atendimento e operações: Wilson Negrini
Atendimento: Rodolfo Vettore, Stela Espindola e Renata Fioravanti
CSO: Renata Serafim
Estratégia: Murilo Chagas
Diretor geral de mídia: Thiago Ferraz
Mídia: Bruna Dantas, Suellen Kiss e Vitória Vaz
Direção de produção: Patricia Gaglioni
Animação: Rafael Ribeiro
Produção gráfica: Marcos Pedra e Alexandro Coelho
Art buyer: Sabino
Cliente: Governo de São Paulo
Governador do Estado: Márcio França
Secretário de Cultura: Romildo Campello
Secretária-adjunta: Patrícia Penna
Chefe de gabinete: Alessandro Soares
Coordenadora da unidade de preservação do patrimônio museológico: Regina Ponte
Museu do Futebol
Gestão: IDBrasil Cultura, Educação e Esporte – Organização Social de Cultura
Presidente do conselho de administração: Carlos Luque
Diretor executivo: Erick Klug
Diretora administrativa e financeira: Vitoria Boldrin
Diretora de conteúdo: Daniela Alfonsi
Centro de referência do futebol brasileiro: Camila Aderaldo, Aira Bonfim, Ademir Takara, Julia Terin, Doris Régis e Ligia Dona
Comunicação e desenvolvimento institucional: Carolina Bianchi, Guilherme Costa, Ariana Marassi, Beatriz Aoki, Mônica Saraiva, Hugo Takeyama, Gabriele Martinez

 

Artigos relacionados

Novidades