A Alma Preta firmou uma parceria com a Lew’Lara\TBWA, que a partir deste mês assumiu a comunicação da agência de notícias especializada na cobertura étnico-racial.
O primeiro projeto da parceria, intitulado “Corredor em Perigo”, mobilizou as pessoas no engajamento da luta antirracista no esporte e acerca da importância de medidas efetivas que permitam a prática da modalidade por qualquer pessoa negra, sem se preocupar com o preconceito e ameaças à sua segurança.
“A Alma Preta é reconhecida por denunciar violações de direitos humanos. Agora, queremos ampliar esse debate, mostrando que o racismo também se manifesta em estruturas sutis, mesmo quando não estamos em situação de violência direta. Essa nova fase é um passo importante para o fortalecimento institucional da nossa marca. A parceria com a Lew’Lara\TBWA chega para nos apoiar em gargalos estratégicos e nos ajudar a construir campanhas ainda mais criativas, especializadas e potentes no enfrentamento ao racismo”, comenta Elaine Silva, sócia-diretora da Alma Preta.
Reconhecida pela atuação no jornalismo nacional, contando histórias com um olhar racializado, a Alma Preta decidiu agir e chamar a atenção da sociedade para combater a indiferença com que o racismo no esporte é tratado.
Em Niterói (RJ), a convite da agência de notícias, o atleta negro Weslley Caitano participou de uma prova de corrida de rua vestindo um colete à prova de balas* como forma de protesto.
A proteção foi usada na tradicional “Corrida do Túnel”, realizada no último dia 30 de março, como um recurso visual impactante para mostrar a vulnerabilidade que as pessoas negras sentem e chamar a atenção para o racismo enfrentado ao praticar esporte.
*O colete usado se trata de uma peça meramente cenográfica, utilizada como recurso visual para causar estranheza e chamar a atenção. O item não contempla proteção balística e, por isso, não se enquadra em objetos de uso restrito.
FICHA TÉCNICA
Título: Corredor em Perigo
Agência: LEW’LARA\TBWA
Cliente: Alma Preta
CEO: Marcia Esteves
Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima
Direção de Criação: Fernando Lyra e Thiago Lacorte
Direção de Arte: Alexandre Nascimento e Phillipe Santos
Redação: Renato Ramalho e Thomás Paiva
CBO: Maria Pirajá
CSO: Raquel Messias
Estratégia: Fernando Alfieri Trovões e Ana Luiza Mello
Pesquisa/Insights: Isabel Geo e Letícia Santana
Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri
Projetos Especiais: Carolina Galastri e Amanda Brandão
BI: Leonardo Cunha e Amanda Zungalo
CCOO: Elise Passamani
Produção Audiovisual: Murillo Moretti, Ana Borges e Simone Camacho
Edição: Gustavo Murbach e Vitor Stradioto
Produção Gráfica: Rodrigo Giammarino
Produtora Filme: CINE
Diretor: Rodolfo Patrocínio
Produção Executiva: Raul Doria e Deo Borba
Assistente de Produção Executiva: Renata Jarud
Executivo de Contas: Claudia Caldeira
Coordenador de Produção: Jair Costa, Roseli Sabino e Magda Alves
Direção de Produção: Anahi de Lauro Gibbons
Produtora: Tatiane Borges de Paula e Thamires Oliveira da Silva
Filmmaker: Luiz Felipe Vieira de Oliveira Martins
Filmmaker: João Carlos de Santana Santos
Filmmaker: Carlos Augusto Peixoto de Souza
Produtora de Som: QUIET CITY MUSIC + SOUND
Composição e Produção Musical: Chris Jordão
Mixagem e Finalização: Leandro Barduzzi e Pedro Moura
Produção Executiva e Atendimento: Xanna D’aguiar e Karina Vadasz
3D: Estúdio Ícone
Aprovação Cliente: Elaine Silva, Carol Moreno, Victor Oliveira e Osvaldo Lopes