sexta-feira, dezembro 5, 2025
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Lew’Lara\TBWA celebra 10 anos da ONG Turma do Jiló

Há 10 anos, a Turma do Jiló vem transformando realidades e abrindo caminhos para quem só precisa de uma chance. Para celebrar essa trajetória, a organização estreia campanha, assinada pela Lew’Lara\TBWA, que convida o público a refletir sobre a importância de abrir a cabeça, com o objetivo de incentivar mais portas, oportunidades e espaços.

A peça marca uma década de atuação dedicada à inclusão e à diversidade, reforçando o propósito da Turma do Jiló de construir um mundo onde todos caibam, independentemente das diferenças.

Sob o conceito “Abrindo a cabeça, cabe todo mundo”, a campanha carrega uma mensagem potente sobre diversidade e inclusão, e propõe um olhar sensível sobre o tema, usando a metáfora do florescer para representar as oportunidades que permitem que cada pessoa cresça e revele seu potencial.

“A animação mostra que o mundo é para todas as pessoas. Enquanto houver uma pessoa fora dele, algo está errado e isso é a principal reflexão que o vídeo traz. O convite para abrir a mente é justamente para mostrar o quanto a sociedade ganha quando todos estão incluídos verdadeiramente no mesmo ambiente, seja ele na escola, no trabalho ou no mundo. A história da Tina é o exemplo de tantas outras crianças, adolescentes e adultos que passam por isso diariamente. O vídeo poderá ser usado em escolas públicas, particulares e empresas como forma de conscientização”, explica Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló.

Quando o assunto é diversidade, ainda há muito a avançar. Cabeças fechadas significam portas fechadas, e menos espaço para o novo, o diferente e o possível, por isso, a Turma do Jiló faz este convite ao celebrar os seus dez anos.

Na animação, a personagem central é uma menina que nasce como um galho seco. À medida que a história avança, ela começa a florescer, simbolizando o poder transformador das oportunidades e da inclusão, e o quanto precisamos abrir espaço para que todos possam florescer.

Mais do que uma celebração, a campanha também tem o propósito de fortalecer o reconhecimento da marca e ampliar a captação de recursos, garantindo que o projeto continue transformando vidas e promovendo inclusão. Afinal, enquanto uma pessoa não couber no mundo, ninguém cabe.

“A linguagem lúdica e aquarelada do filme nos permitiu tratar um tema real com delicadeza sem perder a verdade. A jornada da nossa personagem, Tina, mostra que ninguém floresce sozinho e que a inclusão só existe quando abrimos oportunidades reais. Essa transformação reflete o trabalho que a Turma do Jiló realiza todos os dias. Celebrar 10 anos da ONG é celebrar esse gesto simples que muda vidas: abrir portas” comenta Fernando Lyra, diretor de criação da Lew’Lara\TBWA.

A animação, produzida pelo estúdio LADO Animation, mergulha nesse universo com uma estética lúdica e artesanal. “Fomos inspirados pelo trabalho da Turma do Jiló! Para criar esta animação, buscamos trazer luz e cor à realidade das pessoas assistidas pela ONG. Usamos a Inteligência Artificial como uma ferramenta avançada, a técnica que nos permitiu dar vazão à visão artística que já havíamos criado, ajudando a pintar os cenários e texturas no estilo que buscávamos. Foi um privilégio poder mergulhar de cabeça nesse universo”, explica Tom Gurgel, sócio e diretor criativo do LADO Animation.

O filme da campanha teve sua primeira exibição durante o evento de comemoração dos dez anos da Turma do Jiló, que contou com a participação especial de Fernanda Lima com uma fala sobre diversidade, empatia e oportunidades além de show de Nando Reis. Agora, o filme chega completo ao público, marcando o início de um novo capítulo na história da Turma do Jiló.

FICHA TÉCNICA

Título: Florescer

Agência: LEW’LARA\TBWA

Cliente: Turma do Jiló

CEO: Marcia Esteves

Direção Executiva de Criação: Rodrigo Tortima

Direção de Criação: Fernando Lyra

Direção de Arte: Raphú Oliveira e Gabriel Carcavalli

Redação: Lucas Madu

CBO: Maria Pirajá

CSO: Raquel Messias

Estratégia: Fernando Trovões

Pesquisa/Insights: Isabel Geo e Letícia Santana

Relações Públicas: Amanda Brandão e Yasmin Zampieri

CMO: Andreia Abud

BI: Leonardo Cunha

CCOO: Elise Passamani

Operações: Fran David, Ketlin Santiago e Mariana Carneiro

Produção Audiovisual: Murillo Moretti, Bianca Aguiar e Aline Melo

Produtora: LADO Animation

Diretora Executiva: Luciana Pessoa

Diretor de Criação: Rafael Antonelli

Head de Tecnologia: Wallan Oliveira

Coordenadora de Produção: Milena Moura

Diretor de Arte: Enio

Storyboard: Adriano Miranda

Concept Personagens: Feppa

Ilustradores: Enio, Adriano Miranda e Camila

Animação 2D: André Boyd, Lucas Bellinazi

Clean up: André Boyd e Juli Soloaga

Motion Graphics: Digo Souza, Gian Burani e Lucas Pineda

AI Artist: Thiago Silva

Animação 3D: Wallan Oliveira

Edição e finalização: Theo

Produtora: Vandalo

Direção: Gabriel Penna

Produção executiva: Isabela Vogas e Caio Fusco

Atendimento: Liciane Bortolussi

Diretor de fotografia: Jony Melo

Direção de produção: Alessandra Melo

Assist. de produção: Roberta Peroinico

Assist. de câmera: Gui Medeiros

Logger | Video assist: Thalles Meirelles

Maquiagem: Tay

Assist. de set: Jubs

Chefe de elétrica: Franklin Closel

Elétrica: Marciel Bueno

Pós-produção: Frito.Post

Coordenador de pós: Felipe Righeto

Editor de AI: Maira Tavares

Finalizador / composição: Marcelo Batistela

Produtora de áudio: VOX HAUS

Diretor de produção: Daniel Dalla Corte

Produção Musical: Ícaro Guedes

Diretor de projetos: Matheus Gugelmim

Atendimento: Marina Pimentel

Coordenação: Dhienifer Souza

Desenho de Som: Ícaro Guedes

Mixagem e finalização: Cassiano Rathke

Tradutora/Intérprete de Libras: Talita Messias

Audiodescrição: VER COM PALAVRAS

Roteiro: Lívia Motta

Narração: Andréia Paiva

Consultoria: Roseli Garcia

Edição e finalização: Raoni Reis

Aprovação Cliente: Carolina Videira, Leonora Novaes e Laura Bruscagin

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