O poder da criatividade para transformar o mundo e o comportamento das pessoas é o tema que rege toda a comunicação em celebração aos 80 anos da Leo Burnett no mundo, comemorado hoje, dia 5 de agosto, e 40 anos de vida no Brasil. “Creativity Can Do” é a assinatura das peças, que tem um logo estilizado a partir da ideia de uma lata, em alusão ao primeiro trabalho feito pela agência, em 1935, para a ervilha Green Giant, que ganhou um simpático gigante e o nome de Jolly Green Giant.
Lá se foram 80 décadas e trabalhos memoráveis como “Venha para o Mundo de Marlboro” (para Philip Morris, cliente há 61 anos); Tony the Tiger, o simpático tigre da Kellogg´s (cliente há 66 anos); e Charlie the Tuna, famoso mascote de desenho animado da marca de peixe enlatado StarKist (criado em 1961). Incorporam à lista trabalhos recentes que ganharam repercussão mundial, como “Like a Girl” para P&G; “Coke small world machine”, em uma ação para unir as pessoas da India com o Paquistão; “O Enterro do Bentley”, para a ABTO; o Meu Sangue é Rubro-Negro (Hemoba/Vitória), o Wi-Fi da Fiat e tantos outros.
Mas embora esteja orgulhosa desses feitos, a Leo Burnett planeja mundialmente uma série de ações que na verdade miram o seu futuro. No Brasil, em uma semana de comemorações, um dos destaques será o Leo Day, no próximo 12 de agosto, dia onde os funcionários vão se reunir em um lugar externo para repensar a própria agência, estruturando seu posicionamento, concorrência, mercado e análise dos principais planos de meta até o final de 2017. Todo este trabalho já teve início ao longo do primeiro semestre através de uma série de iniciativas desenvolvidas por Paulo Giovanni (Chairman), Marcelo Reis e Marcio Toscani (ambos copresidentes), Fernando Sales (sócio e VP de Mídia) e Marcello Magalhães (sócio e VP de Planejamento), junto à Fator, empresa de consultoria, que tem atuado com a Leo desde 2011, com a junção da Taler Made
“Trata-se de um processo de construção de marca, que é justamente o que a gente entrega. Somos talor made, acreditamos na criação de uma comunicação sob medida e sentimos esta necessidade de tirar um dia de olhar mais profundamente para dentro, para poder enxergar melhor lá fora”, explica Marcelo Reis, sócio e Copresidente.
Em paralelo, também acontecerão outras ações para comemorar tantos anos de histórias e resultados recentes, como a conquista de 6 clientes nos últimos meses, Ajinomoto, Coqueiro, Açúcar União, Pirelli Pneus, Hospital Albert Einstein e BR Malls (shopping Villa Lobos); a 8ª posição no ranking em compra de mídia no país (Ibope Monitor de janeiro a junho 2015); a 7ª posição no ranking de agências mais premiadas do mundo no Advertising Age (Awards Report/2014); e de estar entre as três agências da rede Leo Burnett Worldwide mais premiadas no mundo.
“Uma das agências mais criativas e de mais rápido crescimento no Brasil, na atualidade, a Leo Burnett Tailor Made cria algumas das ideias mais poderosas da nossa rede”, disse Tom Bernardin, CEO da Leo Burnett Worldwide. “Com a chegada dos 40 anos, espero que eles continuem a liderar a indústria com campanhas inovadoras que impulsionem o negócio dos clientes”, complementa.
No dia 5 de agosto de 1935, em plena grande Crise de Depressão Norte-Americana, a Leo Burnett Worldwide abria suas portas, em Chicago, com 3 pequenos clientes, 8 ousados funcionários e um investimento de US$ 50 mil dólares. Na recepção, uma cesta de maçãs foi colocada para receber os primeiros convidados. Tamanha ousadia fez com que um colunista publicasse no jornal que muito em breve o publicitário Leo Burnett estaria vendendo as maçãs na feira, ao invés de distribuí-las.
80 anos se passaram, a agência não quebrou e hoje as maçãs, que viraram símbolo da Leo, estão na recepção de 85 escritórios em mais de 69 países, contabilizando um total de 9 mil colaboradores e mais de 120 clientes.
No Brasil, há exatos 40 anos, a Leo Burnett abriu suas portas, em São Paulo, para atender a conta de Philip Morris, que chegava ao país. Hoje são dois escritórios (agora também em Brasília), cerca de 400 funcionários, entre as 3 mais criativas do Brasil e as 10 maiores em faturamento.
Em 2011, a agência incorporou a Tailor Made, trazendo não apenas o sobrenome para sua nomenclatura, como ainda a filosofia de atuar sob medida, de acordo com a necessidade de cada um de seus clientes.
Foto: Paulo Giovanni (Chariman), Marcelo Reis, Marcio Toscani (ambos copresidentes), Fernando Sales (VP de Mídia) e Marcello Magalhães (VP de Planejamento).