A agência Kindle acaba de lançar um site mobile do desafio Menos 1 Lixo, projeto idealizado pela empresária carioca, Fe Cortez, que tem como objetivo incentivar a diminuição da produção do lixo através da substituição dos copos descartáveis por um modelo reutilizável e portátil. Ligado às mídias sociais e com dinâmica de game, o portal funciona como um contador de copos. Ele alimenta uma contagem que vai unir os números de todos que realizarem o desafio. “No site do Menos 1 Lixo, teremos espaço para a minha contagem individual e a contagem de todos que usarem o contador. Uma mostrará o poder do indivíduo na transformação da sociedade, a outra mostrará o poder do coletivo nessa ação”, comenta Fernanda Cortez, idealizadora do projeto.
As duas contagens vão acontecer paralelamente até o final de 2015, e em breve uma versão de aplicativo do contador será lançada. Algumas pessoas também serão convidadas para terem seu desafio acompanhado durante uma semana no portal. Até agora, já realizaram o desafio Nanda Costa, Manu do Monte, Paula Merlo, Gigi Grigio, Fernanda Paes Leme, Hugo Bonemer, entre outros.
A proposta é que marcas possam usar as plataformas do projeto para comunicarem suas ações de sustentabilidade. “Muitas empresas já têm iniciativas importantes na área de preservação ambiental, mas usam o espaço e a verba de mídia para comunicarem outras mensagens voltadas à venda de produtos e serviços. O Menos 1 Lixo é uma ótima plataforma para empresas conscientes darem seu recado, já que é voltado para o grande público. Todo o movimento foi pensado para ser facilmente compreendido por todos, num formato novo no segmento, mais pop e com linguagem acessível”, afirma Fernanda.
Até agora já foram mais de 2 milhões e 700 mil pessoas impactadas pelas campanhas nas redes sociais e mais de 190 mil interações nos posts do perfil do movimento e dos influenciadores desafiados.