A JOY, agência de live marketing e brand experience, valoriza as mães e reconhece sua jornada dentro e fora do ambiente de trabalho. Em um setor conhecido pelo ritmo acelerado, a agência de live marketing e brand experience aposta em um olhar sensível e estruturado para a maternidade.
Liderada por três mulheres — Samantha Gonçalves (Operações), Carla Pazini (Negócios) e Sabrina Machado (Criação) — e com 70% da equipe composta por mulheres, a JOY vem implementando políticas internas que respeitam as múltiplas jornadas das colaboradoras que são mães. Uma das principais iniciativas é o Mom’s Day Off, que garante a cada mãe da equipe um dia de folga por mês, em qualquer dia útil da semana. A ação, que acaba de entrar no segundo ano, reafirma o compromisso da agência com a equidade de gênero e o bem-estar real das mulheres.
“De modo geral, a liderança feminina traz a diversidade na condução dos projetos”, explica Carla. “É uma tendência feminina se preocupar com o bem-estar da equipe de modo geral, o que facilita os trabalhos colaborativos. Essa empatia acaba transparecendo nas relações com todos os colaboradores e também com clientes e fornecedores.”
De acordo com Carla, o Mom’s Day Off surgiu de questionamentos profundos sobre o que é igualdade de gênero de fato. “Nos perguntamos internamente sobre quem cuida de quem cuida? E uma das primeiras respostas, sem dúvida, mostrou que é preciso honrar e respeitar o trabalho de uma mãe. Por trás dele, há camadas, muitas vezes desconhecidas, de dedicação e luta diária para as coisas acontecerem: em casa e no trabalho”, diz.
Diante desta constatação, ficou premente a necessidade de criar políticas que fossem mais inclusivas para quem exerce a maternidade. “Não podemos falar de mudanças no mercado repetindo para mulheres que são mães a frase ‘trabalhe como se não tivesse filhos’”, afirma Samantha.
A iniciativa ganha outra dimensão quando se observa um uma pesquisa realizada pelo portal Empregos.com.br, em 2023, que revelou que 56% das mulheres entrevistadas já foram demitidas ou conhecem alguém que foi desligada após a licença-maternidade. “Eu não sou mãe, mas acompanho de perto a maternidade da Carla. Foi por vê-la sempre tão atarefada que tivemos a ideia do Mom’s Day Off, ou seja, toda colaboradora da JOY que é mãe tem o direito de, mensalmente, tirar um dia para ficar com os filhos ou descansar. Esse dia não é cumulativo.”
Segundo Sabrina, ainda que seja uma pequena mudança no dia a dia da JOY, desde a sua implementação, em 2024, já foi possível sentir melhora significativa no engajamento de toda a equipe. “O Mom’s Day Off contribuiu para que todos entendessem que reconhecer o potencial das mulheres, diminuindo obstáculos de gênero, sobretudo na maternidade, significa que atuamos a favor da promoção do bem-estar entre os colaboradores. Como num círculo virtuoso, isso favoreceu um ambiente onde os colaboradores se sentem ainda mais seguros para expressar suas ideias, serem ouvidos e valorizados por suas contribuições.”
Além de impactarem positivamente as relações internas, as ações também contribuíram com a execução dos projetos dos clientes. “Os trabalhos passaram a ser ainda mais pautados pela sensibilidade e pelo cultivo de relações humanizadas e de confiança, inclusive com fornecedores e clientes”, pontuou Carla. “Não é raro reunirmos equipes diversas em gerações, gêneros, histórias de vida, classes sociais e formações para nossos projetos. A diversidade contribui com a criatividade de maneira impressionante. Passei pelo menos 20 anos da minha vida profissional sem compreender verdadeiramente a realidade da dupla/tripla jornada materna. Sentimos que, na JOY, iniciativas como o Mom’s Day Off fazem parte de uma reparação histórica às mulheres, à maternidade e ao feminino. Temos orgulho do que estamos construindo.”
Legenda da foto, da esquerda para a direita:
Carol Oliveira, atendimento, pratica Muay Thai no seu tempo livre
Sami Barbosa, produtora, faz amigurumi de crochê
Sabrina Machado, diretora criativa, aproveita para colocar a leitura em dia
Tais Campos, atendimento, gosta de papear enquanto toma sua cerveja
Carla Pazini, sócia e diretora de negócios, é adepta da meditação e do autocuidado
Sarah Pontes, gerente de produção, aproveita para dormir sem ter hora para acordar