O marketing de influência se consolidou como uma estratégia essencial para marcas que buscam se conectar de forma autêntica e eficaz com seu público-alvo.
A Agência Desafio, especializada em comunicação 360 graus, incluindo estratégias digitais, tem mostrado como essa abordagem pode gerar grandes resultados, como exemplificado em duas ações de sucesso realizadas para a Jin Jin, maior rede de culinária asiática fast-food do Brasil.
Para Henrique Miura, Head de Mídia e Estratégias Digitais da agência, a popularidade do marketing de influência está ligada à necessidade das marcas de se aproximarem do público de maneira mais autêntica, aproveitando a força de influenciadores em nichos específicos. “O marketing de influência permite que as empresas e seus produtos se comuniquem de forma mais genuína, adaptando a mensagem à linguagem do influenciador”, explica Miura.
Em 2024, a Agência Desafio aumentou significativamente a atuação da Jin Jin com marketing digital, desenvolvendo campanhas estratégicas que se destacaram pela escolha cuidadosa dos influenciadores e pela forma como se alinharam à identidade da marca. Entre elas, a ação com tema “Tem Cultura na Mesa”, realizada em setembro, contou com a parceria de três influenciadores na região de São Paulo. A ação focou em divulgar uma promoção e brindes, com influenciadores que tinham apelos culturais próximos à propostada rede de culinária, como o foco em cultura asiática e gastronomia. A escolha dos influenciadores foi pensada para explorar o hype dos doramas e grupos de K-pop, além de incluir um nanoinfluenciador local, cuja função foi promover de maneira mais personalizada os brindes. O resultado foi uma experiência de marketing humanizada, que gerou maior engajamento com o público.
Além dessa, outra campanha focada no delivery da Jin Jin trouxe dois influenciadores nacionais de grande relevância entre a geração Z. Thiago Quatroque, que cria conteúdo de review de produtos, com foco em delivery, e Bruno Correia, mais conhecido nas redes como Brino, que produz vídeos de “reacts”, onde comenta sobre conteúdos de outros influenciadores. Essa abordagem não apenas ampliou a visibilidade da marca, mas também criou uma conexão mais imediata e espontânea com o público, estimulando o desejo de consumo.
A parceria com o influenciador Brino resultou em 957.749 usuários alcançados e 83.234 cliques para o iFood, enquanto Thiago Quatroque alcançou 327.474 usuários e gerou 2.969 cliques para a plataforma de delivery.
Miura destaca que, para o sucesso de uma ação de marketing de influência, é fundamental um trabalho minucioso de seleção dos influenciadores, não apenas analisando o número de seguidores, mas também o engajamento e o alinhamento da audiência com os valores da marca. “A cocriação entre marca, agência e influenciador é essencial para que a campanha seja assertiva”, completa o especialista. Para ele, o futuro do marketing de influência será marcado por um mercado mais profissionalizado, com foco em qualidade e boas práticas, em vez de simplesmente aumentar números de alcance. A evolução contínua dessa estratégia promete criar mais oportunidades para marcas se conectarem de maneira genuína com seus públicos.
As campanhas realizadas para a Jin Jin mostram como a escolha estratégica dos influenciadores e a adaptação da mensagem podem gerar resultados reais e impactantes. Com o marketing de influência se tornando cada vez mais uma prática indispensável para as empresas, é fundamental que elas entendam a importância de uma abordagem autêntica, respeitando as particularidades dos influenciadores e a forma como se comunicam com seus seguidores.