A Isobar Brasil (parte da Dentsu Aegis Network) acaba de lançar o seu mais recente estudo, Capitalize sobre o Comércio – relatório que traz uma visão completa sobre a evolução das tendências de transformação do comércio eletrônico e estratégias de experiência do consumidor para marcas e varejistas à medida em que avançamos durante a COVID-19.
Além de insights e perspectivas, o estudo elaborado pelos especialistas da Isobar, descreve os cinco passos para as marcas vencerem no comércio eletrônico:
- Descubra o potencial inexplorado da marca;
- Transforme a marca para atender às necessidades dos consumidores;
- Dirija-se aos clientes da marca de forma mais eficaz;
- Fortaleça a jornada do cliente de ponta a ponta;
- Conecte as soluções de comércio da marca;
“O crescimento do comercio eletrônico já vinha se mostrando uma tendência forte e importante, mas o ano de 2020, sem precedentes, chegou para acelerar ainda mais esse processo. Tudo o que não era vendido prioritariamente online, teve de se adaptar e isso surpreendeu aos negócios que ainda não estavam preparados para atender à demanda e realizar a jornada por completo no ambiente digital”, comenta Ana Leão, Managing Director da Isobar e Líder de Total Commerce na Dentsu Aegis Network.
Os gastos totais online em maio atingiram $82,5 bilhões, um aumento em 77% em comparação ao ano passado (Forbes, 2020) e se espera que esta tendência de compras online seja permanente, uma vez que a Covid acelerou o progresso da adoção do comércio eletrônico em 4-6 anos dentro de uma questão de meses.
Também segundo a mesma fonte, no mundo pós-Covid as empresas precisam de uma estratégia para capitalizar a partir de uma demanda maior e irreversível de comércio e, ao mesmo tempo, utilizar a criatividade para garantir uma diferenciação memorável e envolvente na experiência do consumidor e, assim, assegurar o aumento das vendas em curto e longo prazo.
De acordo com pesquisa recente com clientes da Dentsu Aegis Network, um terço dos entrevistados no Brasil já expandiu sua presença de comércio eletrônico em meio à crise, o que deve continuar além da pandemia da COVID-19, conforme seis em cada dez respondentes.
“As marcas estão passando por esse período de transformação acelerada em um momento muito delicado, o desafio é ser relevante e se fazer ser ouvida. A missão da Isobar é desenhar experiências que ajudem as marcas a entender o papel que desempenham na vida dos consumidores”, completa Ana.