A Iris Worldwide São Paulo, agência responsável pelas campanhas da Bosch na América Latina, produziu a ação da multinacional com transmissão nos canais de televisão do Brasil e México, respectivamente, nas TVs Bandeirantes e Televisa. O merchandising iniciou em fevereiro deste ano, com o propósito de popularizar no mercado e ressaltar as vantagens das ferramentas a bateria, como praticidade, flexibilidade, autonomia e alto rendimento em trabalhos intensos.
Para comprovar a potência e força das ferramentas a bateria, a agência produziu uma campanha de testes reais extremos coordenados por especialistas, dentre eles, um veículo de mais de 1 tonelada passando por cima das ferramentas e baterias, e ferramentas em queda livre de mais de 17 metros com forte impacto. Depois de diferentes testes, as ferramentas continuaram funcionando normalmente, mas com um detalhe importante: todos usaram a mesma bateria durante o dia todo de testes, comprovando que com uma bateria, o profissional trabalha o dia todo sem precisar parar para recarregar. Tal fato é considerado relevante para os usuários, pois precisam de ferramentas com bateria de longa duração, que garantam o desempenho e autonomia durante todo o trabalho. Para a Bosch, baterias 100% compatíveis com todas as ferramentas da mesma voltagem é uma obrigação para o melhor desempenho dos usuários.
A linha de ferramentas a bateria da Bosch, proporciona mais desempenho, autonomia e tem superioridade em vida útil devido às tecnologias exclusivas da construção das ferramentas e das baterias de íons de lítio, que duram mais e não viciam. Liberdade também é um benefício, pois permite alcançar locais de difícil acesso, sem a necessidade de se preocupar com os fios espalhados pelo chão ou com pontos de energia para ligar a ferramenta.
Em 2020, houve a veiculação exclusivamente online e, a partir de fevereiro de 2021, a ação se estendeu para as TVs em programas de esporte com o objetivo de chamar a atenção do público-alvo predominante da Bosch, que são os homens, e para abordar todas as categorias, do B2B a B2C. “A Agência Iris tem sido responsável por todas as campanhas digitais da marca Bosch Power Tools desde 2018 para Brasil e América Latina. Estamos muito felizes com o lançamento da campanha de ferramentas a bateria na mídia massiva do Brasil e do México neste ano, principalmente com os resultados tão promissores para a marca desde o início das veiculações”, afirma Fabiana Jadão, Managing Director da Iris Worldwide. No Brasil, o merchandising é realizado com Milton Neves, do Terceiro Tempo, e Denilson, do Jogo Aberto. No México, a transmissão da campanha também ocorre nos canais da Fox, ESPN e TUDN. Além disso, a ação está presente como patrocinadora nos campos de futebol no principal campeonato mexicano, a Liga MX.
Para Fernando Sabattini, Gerente de Marketing de Produtos da divisão de Ferramentas Elétricas da Bosch na América Latina, ter um plano robusto de comunicação é fundamental para gerar o awareness da marca no segmento de ferramentas à bateria e impulsionar ainda mais as vendas do grupo. “A Bosch acredita e investe nesse segmento há anos! Ampliamos o portfólio e trazemos produtos de qualidade e com preços acessíveis. Hoje um usuário que tenha uma bateria da marca Bosch consegue utilizá-la em qualquer produto da mesma voltagem. Isso significa praticidade e economia no dia a dia, enfatiza Sabattini.
Com a aposta na TV, a marca teve um aumento significativo nas vendas desta linha de ferramentas no Brasil. A expectativa é de alcançar um maior crescimento nos próximos meses, uma vez que a ação permanecerá no ar até dezembro deste ano.
Para Danielle Chiarello, Gerente de Marketing de Digital e Branding da Bosch na América Latina, o mais importante é estarmos presentes em todos os meios de comunicação que nossos usuários acessam, facilitando assim, a busca por informações. No caso de ferramentas a bateria, essa comunicação é fundamental pois traz claramente os benefícios deste segmento que cresce exponencialmente em nossa região.
Durante a transmissão no Brasil, a cada vez que um merchandising é veiculado há a leitura de QR Code, direcionando para diferentes ofertas de ferramentas a bateria. Guto Blanco, Diretor de Criação da Iris Worldwide, enfatiza que pensar na inovação é fundamental em todas as ações. “Apesar do meio de comunicação tradicional como o merchandising, conseguimos aplicar recursos atuais de integração off-on e mensuração de dados que refletem em conversão de vendas. Possibilitando assim alinhar aos objetivos da Bosch com versatilidade e agilidade, unindo o tradicional TV-merchan com a instantaneidade do digital, que exige inúmeras criações de speeches e apoios gráficos de acordo com as necessidades mais latentes.”