O Grupo LATAM, que opera com as marcas LAN e TAM, acaba de eleger o Interpublic Group (IPG) como sua nova rede de agências global para atuar nos mercados da América, Europa e Oceania, onde a empresa possui operações.
O processo, que começou em março desse ano, contou com cinco grandes grupos. A seleção levou em conta a presença da rede de agências na região em que as empresas do Grupo LATAM operam; o histórico de trabalho/contato com esses grupos; a estrutura, governança e currículos das empresas; o feedback de clientes e parceiros; o grau de complexidade de implementação de cada agência no dia-a-dia de TAM e LAN; as ferramentas disponíveis e utilizadas por cada um, e, por fim, a realização de um job teste, com exercício criativo e estratégico.
“Todos os grupos apresentaram propostas de alto nível e estamos muito contentes com a finalização desse processo. Temos um grande desafio que é o lançamento da marca LATAM no primeiro semestre de 2016. Agora, o foco do nosso trabalho será promover uma imersão do IPG na cultura das nossas empresas e executar a implantação de um plano de trabalho global. Com os atuais parceiros, uniremos esforços para garantir a finalização dos projetos em andamento até o fim deste ano”, explica Jerome Cadier, vice-presidente de Marketing do Grupo LATAM Airlines.
O novo parceiro de comunicação e marketing da LATAM será responsável pelo planejamento, criação, mídia, desempenho, redes sociais e CRM nos 24 países em que operam atualmente TAM e LAN. A solução IPG baseia-se em uma agência integrada e independente – chamada Graphene – que será inteiramente dedicada à LATAM Airlines.
A equipe IPG será liderada pela McCann Worldgroup e pela IPG Mediabrands, e é formada por talentos e ferramentas da McCann, Initiative Media, Reprise, Cadreon, MRM//McCann e Craft, além de um executivo sênior do IPG. Um dos pontos principais do modelo é a sua flexibilidade e acesso aos amplos serviços de comunicação disponíveis através da rede do IPG em todo o mundo.
A Graphene prestará serviços de comunicação e marketing unificados e integrados em todas as regiões onde o Grupo LATAM Airlines está presente, garantindo a promoção efetiva e eficiente da marca. Através do novo modelo de serviços, o Grupo LATAM Airlines simplificará processos, melhorará a coordenação e a comunicação entre os diversos países, além de otimizar o uso de recursos – tudo para garantir programas de marketing mais consistentes, integrados e de maior valor.
Michael I. Roth, Presidente do Conselho e CEO do Interpublic Group, destacou: “É uma honra termos sido escolhidos pelo Grupo LATAM Airlines e estamos ansiosos pela oportunidade de contribuir de maneira importante para a construção do seu negócio. Temos privilegiado esse tipo de modelo integrado em nossa companhia, através do que chamamos de soluções de ‘arquitetura aberta’, o que tem sido muito bem recebido pelos nossos clientes. A abordagem é ideal para uma empresa progressiva como o Grupo LATAM Airlines, já que aumentará sua capacidade de alcançar consumidores através de uma mensagem de marca consistente, poderosa e direcionada, disseminada em todos os canais de marketing e regiões”.
No Brasil, a TAM é atendida pela Young & Rubicam e pela Wunderman, ambas do grupo WPP e a TAM Viagens pela DM9DDB. Para Eduardo Costa, diretor de Marketing da TAM Linhas Aéreas, a relação com essas agências se mostrou um modelo a ser seguido. “Estamos muito satisfeitos com o que construímos até agora com nossos atuais parceiros e agradecidos pelo competente trabalho desenvolvido. Porém, temos novas metas e novos desafios para o Grupo LATAM que demandam um novo modelo para nossas equipes de marketing e publicidade”.