Com o objetivo de mudar a percepção dos homens sobre o assédio verbal e chamar a atenção de todos para um comportamento que incentiva o desrespeito e a violência contra a mulher, a F.biz criou a campanha “Cale o assédio”, que convoca as pessoas a acessarem o site www.caleossedio.com.br para demostrarem o seu apoio à causa defendida pelo Instituto Maria da Penha (IMP), que desde 2009 luta pelos direitos da mulher.
No site, as pessoas podem deixar a sua assinatura e ainda assistir a um vídeo que começou a ser exibido em abril, em versões de 30 e 60 segundos, nos principais portais de audiência masculina, como GQ, ESPN, UOL Carros e UOL Esportes. “O filme é impossível de silenciar, pausar ou pular, e fala diretamente com os homens”, destaca Guilherme Jahara, CCO da F.biz.
Logo nas primeiras cenas, um ator apela para a mesma linguagem usada pelos agressores para fazer com que os homens sintam na pele o que uma mulher sofre quando é assediada. A peça termina com uma mensagem de alerta e conscientização: “Esse vídeo não pula, não para, não avança e nem silencia. É como um assédio real que as mulheres sofrem todos os dias nas ruas. Sem poder escapar. Assédio não é elogio. É violência”.
“Muitos homens pensam que esse tipo de abordagem é encarada como um elogio pelas mulheres. Queremos deixar claro que, na verdade, se trata de uma extrema agressão e desrespeito”, confirma Conceição de Maria, coordenadora de projetos do Instituto Maria da Penha.
Ficha técnica
Agência: F.biz
Anunciante: ONG Instituto Maria da Penha
Título: Cale o assédio
Produto: Awareness Women Violence Message
CCO: Guilherme Jahara
Diretor de criação: Fábio Astolpho | Rodrigo Senra
Diretor de arte: Letícia Rodrigues | Patricia Medeiros
Redator: Laura Azevedo
Fotografia: Moreno Gonçalves
RTVC: Iara Demartini
Mídia: Luciana Prado | Fernando Cipriano | Victor Berto
Projetos: Felipe Capalbo
Atendimento: Juliana Possato Altstadt
Aprovação: Conceição Maria Mendes de Andrade.