Agência será responsável pelo desenvolvimento do posicionamento estratégico, branding e criação de materiais voltados à comunicação do projeto Cozinha do Amanhã.
A Repense, agência full service especializada em marketing de causas, é a nova parceira de comunicação do Instituto Capim Santo, organização fundada em 2010 pela chef Morena Leite e reconhecida nacionalmente por promover impacto social por meio da gastronomia.
A agência será responsável pelo desenvolvimento do posicionamento estratégico, branding e criação de materiais voltados à comunicação institucional e divulgação do projeto Cozinha do Amanhã, curso de capacitação de pessoas em situação de vulnerabilidade que acontece em nas localidades pernambucanas de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca , em parceria com a Petrobras.
O Instituto Capim Santo já formou gratuitamente 2,5 mil profissionais em SP, RJ e BA, e qualificou 12 mil alunos no combate ao desperdício, promovendo o uso integral dos alimentos e a valorização da identidade brasileira na culinária. Além da formação, o Instituto também gerencia restaurantes sociais, realiza curadoria gastronômica em festivais e colabora com outras ONGs no combate à fome, tendo viabilizado a distribuição de mais de 2 milhões de marmitas. Em reconhecimento a esse impacto, recebeu o Prêmio Causa Social 2025/2026, concedido pela revista Veja São Paulo, edição Comer & Beber.
Cuidar da comunicação do projeto Cozinha do Amanhã reforça o compromisso da Repense com o marketing de causas, a inovação social e narrativas que integram propósito, inclusão e impacto positivo — territórios nos quais a agência trafega desde sua fundação e onde construiu um repertório sólido, fruto do atendimento a dezenas de organizações não governamentais e Institutos e Fundações Empresariais, entre elas Médicos Sem Fronteiras, ACNUR, Instituto Avon e IDEC. O trabalho de branding e comunicação irá apoiar o Instituto Capim Santo no fortalecimento de sua voz pública, ampliação de oportunidades, captação de recursos e consolidação como uma das principais iniciativas brasileiras de gastronomia social e sustentável.
“Acreditamos profundamente no poder da gastronomia para transformar vidas e comunidades. A parceria com a Repense irá potencializar nossa presença, ampliar nossa rede de impacto e comunicar de forma ainda mais forte o que fazemos todos os dias: acolher pessoas, gerar oportunidades e valorizar a cultura brasileira”, resume a chef Morena Leite.
“Trabalhar com o Instituto Capim Santo é muito mais do que assumir uma conta — é participar de um movimento poderoso de transformação social por meio da gastronomia. O trabalho da Morena e de sua equipe conecta cuidado, cultura, educação e futuro, e estamos honrados em contribuir para que essa história ganhe ainda mais força e alcance”, declara Otávio Dias, fundador e CEO da Repense.
Sobre o Instituto Capim Santo
O Instituto Capim Santo atua para capacitar e acolher pessoas em vulnerabilidade social por meio da gastronomia — conectando preparo técnico, sustentação emocional, raízes culturais brasileiras e mobilidade social. Suas frentes incluem educação, formação profissional, cozinhas solidárias, sustentabilidade e consultoria para cozinhas mais humanas, eficientes e sustentáveis.
