A cada dia, 172 pessoas desaparecem no Brasil e, em sua maioria, são crianças. O país já bateu a marca mais de 65 mil desaparecidos em um único ano, a estatística chega a ser de a cada 3 minutos, 1 brasileiro simplesmente desaparecer. Com a sombra destas assustadoras estatísticas e enfrentando a possibilidade de desaparecer, a ONG Mães da Sé criou o collab #TBTdesaparecidos para impactar milhares de pessoas através da já conhecida dinâmica “throw back thursday” e causar uma certa estranheza na audiência de grandes influenciadores como Evaristo Costa, Rafael Portugal, João Vicente, Antonio Tabet, Ed Gama, Noemia Oliveira, Fabio de Luca – entre outros.
“Ver que o trabalho de uma ONG tão emblemática e importante está por um fio me mobiliza a pensar em algo funcional, de fácil execução e de grande alcance. A colaboração de grandes nomes para angariar visibilidade e doações para a Mães da Sé pode significar um fôlego extra para um trabalho tão necessário e que apoia uma causa que, infelizmente, é invisível para a sociedade.” – aponta Edu Cabral, diretor de planejamento da WMcCann e criador desta iniciativa.
Este é o segundo ano consecutivo que Edu produz iniciativas para a ONG – sem nenhum investimento e sempre no ambiente digital. “Apoiar o terceiro setor com a nossa expertise em comunicação é algo que precisamos colocar no dia a dia, se não das agências ou marcas, que seja no nosso CPF.” – complementa. Desde 2019 ele também promove e viabiliza ações anuais em prol do CVV.- Centro de Valorização da Vida, no mês da saúde mental junto a um coletivo de profissionais.
Um destes profissionais, João Lovise, que é diretor de criação da B/Ferraz acrescenta: “Neste ano a ação consiste em quebrar o TBT comum, de forma que as pessoas prestem atenção nas estatísticas e, principalmente, apoiem por doações a Mães da Sé.”