Ideia 3 e o trabalho “A Orquestra Sanfônica de Exu”, criada para O Boticário, foram o destaque da edição nacional do AMPRO Globes Awards, com cerimônia de premiação realizada na noite de segunda-feira, 22, em São Paulo. A agência ainda teve Wilton Oliveira, Sócio Diretor de Criação, eleito como Melhor Profissional de Criação do Ano e Renata Schubach, Sócia-Diretora de Planejamento, como a Melhor Profissional de Planejamento. Ao todo foram 10 prêmios, incluindo o Grand Prix Nacional de Melhor Case, 3 Ouros nas categorias Melhor Ativação de Marca, Melhor Design e Melhor Conceito Criativo; 3 Pratas em Melhor Uso Digital, Melhor Campanha de Incentivo e Melhor Evento; e 1 Bronze em Melhor Comunicação Integrada.
Em agosto a agência e o case de O Boticário “A Orquestra Sanfônica de Exu” tinham se destacado na edição regional Norte/Nordeste/Centro Oeste do AMPRO Globes Awards. O trabalho ganhou 8 Ouros dos 10 concedidos em toda a premiação local. A agência havia inscrito apenas em 8 categorias e conquistou Ouro em todas elas: Melhor Evento; Melhor Ativação de Marca; Melhor Campanha de Incentivo; Melhor Uso Digital em Projetos de Live Marketing; Melhor Conceito Criativo; Melhor Design em Ações de Live Marketing; Melhor Projeto de Responsabilidade Social, Ambiental e Educacional; e Melhor Campanha de Comunicação Integrada. Na edição regional, além de Wilton Oliveira, que também levou o título de Melhor Profissional de Criação, e Renata Schubach, Melhor Profissional de Planejamento, também foram premiados: Sabrina Mastroianni, Sócia Diretora de Atendimento, como Melhor Profissional de Atendimento e Vilma Palma, Diretora de Produção, eleita a Melhor Profissional de Produção.
Essa ação 360º foi criada pela Ideia 3 para que O Boticário pudesse marcar presença na mais popular e democrática festa do Nordeste, o São João, que todos os anos atrai mais de 6 milhões de pessoas para a celebração que dura um mês inteiro. A Orquestra Sanfônica de Exu reuniu 25 sanfoneiros de todo o Nordeste em Exu, cidade natal de Gonzagão.
“Ter um cliente que aposta em projetos como este, que tocam o coração do Nordestino, é um motivo de grande orgulho para a agência. E é um orgulho que só cresce com conquistas como essa.”, diz Sabrina Mastroianni, CMO da agência.
A apresentação contou com mais de 5 mil pessoas na praça principal da cidade. A preparação, a viagem, os ensaios e a apresentação final transformaram-se em uma websérie de três capítulos para homenagear Luiz Gonzaga e resgatar a cultura da sanfona de 8 baixos.
A atração contabilizou milhões de views no YouTube e Facebook de O Boticário. A websérie teve como embaixadora a atriz, cantora e sanfoneira paraibana Lucy Alves, que representa uma nova geração de músicos. A orquestra foi regida por Targino Gondim, um dos mais respeitados sanfoneiros do Brasil; e contou ainda com o mestre Luizinho Calixto, maior especialista em 8 baixos do país; e Joquinha Gonzaga, músico e sobrinho de Luiz.
Além de todo o material de ponto de venda e a orientação para os franqueados, consultoras e revendedoras da marca, houve uma cobertura completa da campanha através de anúncios de revistas, entrevistas nas rádios, outdoors, frontlights e mubs nas cidades com tradição de São João, peças específicas para cidades como Caruaru e Campina Grande, campanhas em portais locais, mídia programática, social media, influenciadores de todo o Nordeste, ações em rodoviárias, aeroportos, metrô, entre outros. Um hub para contar a história de Luiz Gonzaga foi criado na Internet.
“A Orquestra Sanfônica de Exu marcou a história da festa na região. Esses prêmios todos, entre eles o Grand Prix de Melhor Case Nacional, são o reconhecimento de um trabalho que teve dois meses de planejamento, sete dias de gravação, mais de 100 profissionais envolvidos e um enorme trabalho de pesquisa, fora toda a pós-produção e monitoramento na web. Além disso comemoramos a escolha de nossos profissionais no AMPRO Globes Awards. Estamos muito felizes”, diz Wilton Oliveira, CCO da Ideia 3.
“A conquista regional já foi especial. A nacional, entre cases e profissionais incríveis de todo o país, nos faz acreditar que estamos no caminho certo e nos dá ainda mais vontade e inspiração pra fazer parcerias tão especiais com nossos clientes e fornecedores, como foi esse trabalho”, comemora Renata Schubach, CSO da Ideia 3.