Atuando há oito anos, a ID, agência do Grupo Omnicom, adota novo posicionamento que reforça a visão de que é preciso repensar o presente e pensar o amanhã. Conectada com o futuro, a agência lança o manifesto “What’s Next?”, que instiga o mercado a se perguntar “o que vem depois?” – do digital, da integração, do cross, do live, do content e do tempo real.
Frente às evoluções e transformações, a ID define suas estratégias de comunicação pensando no futuro. “O questionamento sobre on e off é limitador. O que importa é entender o que vai despertar o interesse do consumidor, o que é relevante para a marca e como buscar os melhores resultados, independentemente do canal”, afirma Camila Costa, CEO da ID e sócia do fundador Domênico Massareto.
Com clientes como Natura, Santander e Adidas, a agência chega a um novo patamar estratégico por meio de pesquisas, avaliações de cenários, antecipação de tendências, criação e desenvolvimento de ações diferenciadas. Um exemplo foi a experiência “Eu ouvi Outback no elevador” que, realizada em parceria com a Elemidia, inaugurou uma nova fase de comunicação interativa da rede de casual dining com os consumidores – 66% das pessoas que viram a mensagem no elevador foram a um restaurante da rede. O vídeo da ação ainda teve grande repercussão, com mais de 2 milhões de visualizações na fan page da marca no Facebook.
Outro exemplo de trabalho que destaca a troca de experiências com o consumidor foi a ativação de Friboi durante o programa “Cozinha Sob Pressão”, transmitido pelo SBT. Para promover um diálogo entre os telespectadores da atração e a Friboi, a ID desenvolveu uma ação no Twitter. Nos dias em que havia merchandising da marca no programa, os internautas enviavam perguntas utilizando a hashtag #Friboi e recebiam respostas com dicas de preparo de carnes bovinas e links para receitas no site de Friboi. Esta interação, que contou com as dicas do Chef Arthur Sauer, vencedor da última edição do programa, potencializou a interação da marca com o público.
A agência aposta em um crescimento orgânico e opera com equipes multidisciplinares, formato que, segundo Camila, faz com que os profissionais possam se dedicar com maior foco ao cliente, trazendo novas ideias e integrando esforços. “Um dos resultados que alcançamos com esse formato foi a valorização das equipes, buscando dar espaço para que todas as pessoas tenham suporte e motivação para sugerir e desenvolver ações mais estratégicas, diferenciadas e inovadoras”, destaca Camila. Dentro do plano multidisciplinar e multicanal, a ID contratou novos heads para as áreas de mídia, business intelligence e conteúdo, atraindo também diretores e outros profissionais com expertises importantes para o futuro da agência, a exemplo de CRM e mídia programática.
Para os próximos meses, entre outras inovações, a agência desenvolverá um programa para apoiar startups e, no segundo semestre, lançará uma pesquisa focada no consumidor e no futuro da comunicação que, além de trazer importantes insights para seus clientes e para o mercado, enfatizará ainda mais seu posicionamento.