Você investiria em um músico iniciante e desconhecido? Bancaria a gravação do primeiro disco dele? Esses foram os questionamentos envolvidos na experiência criada pela ID para o programa Natura Musical, com o lançamento de álbuns e turnês de artistas em diferentes estágios da carreira. Completando dez anos e incorporando, pela primeira vez, o voto popular à seleção de novas apostas musicais, o Natura Musical aceitou o desafio proposto pela ID: o público faria o mesmo por um músico que está começando?
O convite para investir no novo talento foi feito no Queremos! (www.queremos.com.br), plataforma que realiza campanhas de financiamento coletivo (crowdfunding). Na página do artista no site, além de informações pessoais e influências musicais, as pessoas poderiam contribuir com o primeiro álbum do desconhecido doando o valor de R$ 30; em troca, assistiriam à gravação em estúdio.
A meta do projeto foi alcançada e, no estúdio, todos que colaboraram aguardavam a chegada de ‘RL’. O que ninguém sabia era que o ‘RL’ era, na verdade, o Emicida.
De acordo com Domênico Massareto, CCO da ID, Emicida – rapper e empresário, considerado uma das revelações do hip hop do Brasil – tinha o perfil ideal para a ação: um artista que fala diretamente com o público jovem, com grande potencial de mobilização e engajamento de público e que vem de um mercado independente. “Foi uma experiência criada a quatro mãos, com participação ativa do Emicida. Usar o nome ‘RL’ foi uma sugestão do próprio, que são as iniciais do seu nome verdadeiro, Leandro Roque, trocadas”, destaca Domênico.
O show intimista contou com músicas do repertório de Emicida que, ao final, se aproximou do público, conversou, tirou fotos e deu autógrafos. Todos os participantes, além do pocket show exclusivo, ganharam um kit de produtos da linha Ekos, da Natura, e brindes do Laboratório Fantasma, selo do Emicida.
“Foi muito gratificante ver que a nossa ideia conseguiu reproduzir o trabalho do Natura Musical, que, entre muitas iniciativas, investe em novos talentos da música brasileira”, completa Domênico.
Para conferir a ação, acesse: https://goo.gl/zt3OV7.
Ficha Técnica:
Cliente: Natura Musical
Agência: ID
Título: Natura Musical 10 anos: chame o talento que transforma a música
CCO: Domênico Massareto
Supervisor de Criação: Gustavo Vieira
Criação: Marcela Calura, Victor Emeka, Gustavo Ávila, Yumi Shimada e Luis Eduardo Antônio
Atendimento: Filipe Turra e Renata Carvalho
Mídia: Carolina Beltrão, Marina Bastos, Daniel Couto e Alessandra Orrico
Projetos: Juliana Tonussi, Ana Paula Ciccone e Tamsyn Lentino
Produtora de vídeo: LiveBiz
Direção: Douglas Ferreira
Diretor de Fotografia: Marcelo Blois
Marketing ID: Carol Zerbato