A partir de segunda-feira, dia 12 de junho, as ruas de São Paulo acordarão com uma campanha publicitária que vai mexer com o coração das pessoas com brincadeira e amor.
“Você não precisa ser santo para ser solidário.” É assim, com humor, que a Liga Solidária, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que está completando 100 anos de trabalho no bem, quer motivar as pessoas a doarem para suas ações socioeducativas. Os mais de cem projetos locados em 9 grandes programas de Educação, Longevidade e Cidadania impactam 24 mil pessoas. São crianças, adolescentes, adultos e idosos em situação de alta vulnerabilidade social em São Paulo.
“A ideia é mostrar que ninguém precisa ser santo para ser solidário”, diz Átila Francucci, sócio da NCC_1701, agência responsável pela criação da campanha. “Até quem comete pequenos “deslizes” no dia a dia pode contribuir.” E atire a primeira pedra quem nunca… Até quem põe ketchup na pizza pode doar, grudar chiclete embaixo do sofá, apertar a pasta de dente no meio do tubo e outros pecadilhos. “Ou seja, todo mundo pode e deve doar”, Sergio Silva, sócio e planejador da campanha.
Para Luis Dix, gerente executivo de desenvolvimento da Liga Solidária, “Um dos pontos fortes das peças é a linguagem disruptiva, que altera a forma normalmente usada pelo setor. Não estamos trazendo o drama nem a dor das pessoas no dia a dia. Estamos com uma linguagem leve, porque entendemos que os brasileiros já conhecem e vivenciam muitas dores diariamente em suas próprias vidas. O importante é que a sociedade conheça a Liga, saiba que há 100 anos realiza um trabalho social sério ao qual elas podem se associar. “
A divulgação será feita na mídia digital, pontos de ônibus, relógios de ruas e embalagens de pizza.
A Liga Solidária foi criada em 1923 e gerida apenas por mulheres por todo esse século. É presidida voluntariamente por Rosalu Queiroz, que acaba de fechar acordo com BNDES para expandir a expertise da entidade para outras regiões do Brasil. Relatório anual de 2023 da entidade aponta uma extraordinária superação das metas sociais propostas, resultados importantes da política ESG e sucesso crescente em parcerias com o setor privado para a ampliação constante na assistência a população.
Hoje, o Terceiro Setor do Brasil ocupa a 18° posição no mundo, com 6 milhões de empregos gerados, cerca de 11% de participação popular em ações voluntárias e representa 4,27% do PIB brasileiro.
FICHA TÉCNICA
Aprovação: Luis Dix, Mariana Pellini, Patricia Iorio e Priscila Souza
Criação: Duda Camargo, Beto Lemos e Henrique Castro
Direção de criação: Átila Francucci
Planejamento: Sérgio Silva
Atendimento: Letícia Lima, Alex Rolim e Roberda di Pace
Mídia: Luiza Barbosa e Daniel Benzi