A GUT Design criou a nova identidade visual completa para a fusão estratégica de duas das instituições financeiras mais respeitadas da Argentina: a Consultatio, conhecida por seu legado e visão em gestão de ativos, e a TPCG, um player-chave na intermediação financeira.
O desafio era construir uma marca que una duas perspectivas — financeira e cultural — em um projeto único e inovador. O nome One618 é inspirado na proporção áurea (1,618), um conceito enraizado tanto na arte quanto na arquitetura, escolhido para simbolizar equilíbrio, precisão e visão de longo prazo.
O conceito da marca, “A Arte das Finanças”, traça paralelos inesperados entre finanças e arte, da obsessão e do artesanato à intuição e atenção aos detalhes. Este sistema de design traduz dados, estrutura e lógica financeira em uma linguagem visual artística: um kit de ferramentas abrangente de visualização de dados que transforma números frios em gráficos sofisticados, conectando perfeitamente os mundos da arte e das finanças. Parceiros e colaboradores são retratados como verdadeiros artistas no universo financeiro. Assista aqui.
“Acredito que o conceito de ‘arte das finanças’ foi uma grande descoberta, pois alia a criatividade, que deve estar sempre presente em qualquer atividade, ao artesanato e ao profissionalismo exigidos em finanças. Ele define fortemente quem somos como empresa”, disse Eduardo Costantini, fundador da One618.
Nomear a empresa com um número também foi uma escolha ousada. A One618 não apenas sintetiza um conceito visual, mas também estabelece um novo padrão no setor: “Achamos inovador expressar a marca tanto em palavras quanto em números. A proporção áurea fala de uma regra, uma proporção que se repete, e essa conotação captura tanto o técnico quanto o estético, o profissional e o criativo”, acrescentou Costantini.
O sistema de branding inclui um sistema de design completo com ilustrações, peças em movimento e aplicações numéricas que expressam a nova fase da empresa.
“O que nos entusiasmou no One618 foi a oportunidade de transformar complexidade em clareza. De criar uma marca financeira que transmitisse não apenas lógica, mas também significado”, explica Murilo Melo, Global Head of Design GUT Design.
Com este projeto, a GUT Design apoia a criação de uma identidade de marca que visa se destacar no mundo dos investimentos e do mercado imobiliário.
FICHA TECNICA
Agencia: GUT Design
Global Head of Design: Murilo Melo
CEO: Vlaeria Barone
CCO: Bruo Brux
Design Director: André Firulo
ECD: Tiago Abreu e Pedro Araújo
Associate Design Director: João Mendes
Designer: Raul Lima
Copywriter: Arthur Zambone
3D: Vinicius Cabral
ACD: Daniel Ogawa
Motion Designers: Marcus Prado
Head of Operations: Claudia Nakahara
Sr. Project Manager: Isabella Quaglio
Operations Coordinator: Mariana Chiarelli
Head of Production: Monica Siqueira
MD: Alessandra Visintainer
CBO: Luiz Arruda
Producer: Nathalia Garcia
Strategy Director: Mercedes Barusso
Strategy Manager: Gabriela Miranda
Strategy Supervisor: Beatriz Araujo
GUT Buenos Aires
Group Business Director: Dana di Lello
Business Supervisor: Catalina Ponce
Head of Design: Rosario Muñoz
Managing Director: Paula Medina Rivero
Chief Strategy Officer: Javier Quintero
Strategy Director: Sharon Marina Suarez Feneite
Creative Director: Santiago Narvaja
Data Analyst: Federico Socorro
BARCA Studio
Project Manager: Maira Begalli
Illustrator Director : Jun Ioneda
Illustrator: Henrique Afonso
Consultatio/one618
Founder: Eduardo Costantini
CEO | Asset Management: Juan Martín Monge Varelo
CEO | Wealth Management: Federico Cinque
CEO | Securities: Enrique Lujan Benitez
Communication and Marketing lead: Natalia Molojaz