Presente no mercado cervejeiro brasileiro desde 2021, a Spaten rapidamente se estabeleceu como uma história de sucesso no território nacional. Para reforçar sua presença no mercado, a GUT Design desenvolveu o Spaten Brandbook, um guia meticuloso que abrange todas as facetas da essência da marca e reflete os quase 7 séculos da marca de cerveja alemã.
Desde assets primários de design até uma estratégia de comunicação abrangente, incluindo posicionamento, arquétipos de persona e execução fotográfica, o livro reúne mais de 80 sessões de fotos, ilustrações e mais de 50 layouts de pôsteres exclusivos da marca.
“Um Brandbook com os valores fundamentais de uma marca é essencial. Traz clareza e luz para a forma que a marca se mostra e se comunica. Nosso objetivo com este livro é harmonizar todas as interações da marca com o consumidor, promovendo consistência e ressonância em diversos pontos de contato”, explica Murilo Melo, Global Head of Design na GUT.
Com mais de 800 páginas, Black Madre foi responsável pelas ilustrações do Brandbook e cada detalhe do livro foi meticulosamente refinado, incluindo técnicas de impressão e escolha de papéis ilustrando períodos históricos. O Brandbook conta também com uma versão simplificada para distribuição nacional entre parceiros da marca.
Ficha Técnica
Agência: GUT São Paulo
Anunciante: Spaten
Produto: Brandbook
Títulos: The 700 year-old brand refresh
Duração: 1 ano
Território: Brasil
CCO: Bruno Brux
Global Head of Design: Murilo Melo
ECD: Tiago Abreu
Design Lead: Lucas Adam
Designers: Rodrigo Adam e Raul Lima, André Vervloet (Firulo)
Creative Directors: Julia Mota e Lucas Adam
ACD: Daniel Achucarro
Creatives: Gabriel Braga, Jorge Lucas, Junior Santos, Kayran Moroni, Marcelo Carvalho, Mariane Almeida
Motion Designer: Marcus Prado
CEO: Valéria Barone
Head of Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Francine Pellacani
Account Director: Isadora Spinardi
Account Manager: João Laureano, Vinicius Lopes
Account Executive: Gabriel Patarck
Operations Director: Claudia Nakahara
Project Manager: Isabella Quaglio
Creative Coordinator: Rosana Pelegrini
Head of Media & Effectiveness: Nathalia Oliveira
Media Director: Guilherme Froiman
Head of Strategy: Gisele Bambace
Strategy Manager: Júlia Garcia
Strategy Supervisor: Paula Baiã
Head of Production: Monica Siqueira
Production Director: Rafael Motta
Producer Senior: Lincoln Braga
Producers Modo Integrado: Vanessa Wallner e Fernando Chiari
Media Agency Starcom Worldwide
Renee Papineau – Manager, Media Planning
Kaitlin Keen – Group Account Director
Natacha Lafleur – Manager, OOH Media Investment
Gen Delarosa – Senior Media Buyer, OOH Media
Produtor Criativo: Flávio Treiger e Pedro Gerab
Consultora de Linguagem: Karina Imoto
Aprovação do cliente
VP Marketing Brasil: Daniel Wakswaser
Diretor Global Brands: Cinthia Klumpp
Head Estratégia Spaten: Carolina Caracas Gargione
Brand Planner Spaten: Lidia Anjos
Gerente de Execução Spaten: Isabela Fraga Tonon, Nathalia Coutinho
Gerente de Cultura e Relacionamento: Renata Pimentel, Julia Surge
Gerente de Conteúdo: Ivanara Nazari
Gerente de Mídia:Larissa Isabelle, Luisa Maia
Gerente de Integração comercial: Natalia Bueno
PRODUÇÃO BRANDBOOK
Coordenação de produção e finalização: De A a Z Produção Gráfica
Gráfica e produção do livro: P+ Digital
Embalagem: Estudio Flux/ Rita Carôso
Acabamentos gráficos: P+ Digital/ Greenpacking/ Clicheria Art Relevo
PRODUÇÃO ILUSTRAÇÕES
Produtora: Black Madre
Diretor de Criação: André Maciel
Diretora Executiva: Tina Castro
Head de Planejamento: Le Alves
Planejamento: Beatriz Perrote
Atendimento: Camila Holzmann
Head de Produção: Laryssa Andrade
Produção: Felipe Ribs
Head of Art: Icaro Yuji
Ilustradores: Rafael Duque, Leandro Dexter, Bruno Ferrante, Bob Souzza
PRODUÇÃO FOTOS SHOOTING TIER 01
Director of Photography: Rodrigo Maltchique
Production Company: Damn Good Advice
Executive Producer: Adriana Omodei & Chico Soll
Account Manager: Adriana Omodei
Line Producer: Flávia Zentil
Creative Director and Photographer: Maltchique
Creative Art Director: Juliano Brito
Head of Production: Chico Soll
Production Director: Fernanda Marques
Producer: Analu Nascimento
Location Manager: Felipe Sá
1st. Assistant Director: Matheus Neiss
2nd. Assistant Director: Jess Pereira
Still Photography DOP: Gustavo Uehara
Digitech: Pedro Lins
Still Photography Assistant: Gustavo Azevedo, Marcos Alonso, Larissa Saito, Yasmin Dib, Lucas Bonolo.
Content Video Director: Gui Carrara
DOP: Vinícius Piran
1st. Assistant Camera: Pedro Borba
Set Designer: Luisa Burmann
Set Designer Assistant: Felipa Queiroz
Props Master: Ana Rosa
Props Master Assistant: Lina Monteiro
Effects: Miranda Gibin
Effects Assistant: Tatiana Dager
Beauty: Moises Costa
Beauty Assistants: Camila Leite, Marina de Medeiros, Caique Marciano
Camila Batista, Nayara Xavier
Nail Artists: Bárbara Soares, Ariane Siqueira
Styling: Gabriel Carneiro
Styling Assistants: Allanis de Souza, Leonardo Portilho, Gabriele da Silva
Denilson Ferreira Júnior, Noalla Luanny Ferreira Barboza
Dresser: Rosa Passe, Bárbara Mangolin
Casting: Merkat
Casting Director: Camila Botelho
Choreographer: Vanessa Lopes Garcia
Talents: Amanda Griza, Emily Pereira, Fernanda Chaves, Gabriel Loureiro, Hugo Trufelli, Jefte Lukoki, Lana Santucci, Marcelo Conceição, Mariana Lacorte, Sérgio de Andrade
Extras: Andreza Gomes, Bruno Zaia, Carlos Roberto Laender Júnior, Carolina Queiroz, Eduardo dos Santos, Elieza de Jesus, Érica Soares, Fernanda Pereira de Paula Leite, Fernando Henrique Fernandes, Francisco Nobre, Janete Friedrich, Julia Munhoz, Juliane Calixto, Matheus Tandeli, Patrick Cardoso, Rachel Choi, Rafael da Silva, Sara Satler, Willian dos Santos, Yuri Lopez
Retouch: Alt Retouch
PRODUÇÃO FOTOS SHOOTING TIER 02
Produtora | Moonheist
Diretora Criativa e Fotógria | Livia Wu
Diretor de social | Gui Carrara
Fotógrafo de Social | Vinicius Piran
Diretor Executivo | Henrique Carvalhaes
Atendimento | Manu Fenerich
Diretor de Produção | Pitxo Falconi
Assistente de Produção | Julia Faria
Direção de Arte | Ana Requião
Contra-regra | Vinicius Costa
Assistente de Fotografia | Renan Fonseca Filho
Efeitos | Claudemir Lobo
Assistente de Efeitos | Ricardo Nunes da Costa
Painel de participantes fechado