A GSK Consumer Healthcare (CH), unidade de negócios com foco em produtos para a saúde e medicamentos isentos de prescrição da GSK Brasil, acaba de escolher o Publicis Groupe como seu novo parceiro estratégico no Brasil.
Após a joint venture entre GSK CH e Pfizer CH, realizada em 2019, importantes marcas como ENO, Sensodyne, Advil, Centrum, Sonrisal, CataflamPro e Caltrate passaram a fazer parte do mesmo portfólio. E em um momento tão significativo no qual as marcas estão se tornando ainda mais digitais, a GSK CH reviu toda sua estratégia global e no Brasil, que tornou-se um país crítico no crescimento global da organização, repensou planos estratégicos, priorização de marcas e modelo de agências.
Para o diretor de marketing da GSK Consumer Healthcare no Brasil, Renato Camera, a mudança foi necessária porque a empresa está em um novo momento: “Após a JV, nos tornamos a maior empresa de Consumo do mundo, com marcas que possuem um histórico de confiança do consumidor. Além disso, marcas que eram gerenciadas globalmente, como ENO e Centrum, passaram a ter escopos locais, o que nos permite mais agilidade e adequação na comunicação. Neste cenário, que estamos focados no uso da inteligência de dados para alavancar o melhor da criatividade, a parceria com o Publicis Groupe trará benefícios significativos para o desenvolvimento das marcas”, afirma o executivo.
O Publicis Groupe irá implementar no país uma unidade dedicada à empresa, chamada platformGSK, que atenderá exclusivamente o cliente, nos mesmos moldes que trabalha em outros mercados como na Europa, nos Estados Unidos e mesmo em outros países da América Latina.
A parceria começa após processo de concorrência que durou cinco meses e envolveu cinco players. Com foco na aceleração da transformação digital da companhia, a platformGSK ficará responsável por toda a comunicação das marcas Advil, ENO, Corega, Sensodyne e Sonrisal.
“A proposta de trabalho apresentada pela Publicis Groupe responde perfeitamente aos desafios que enxergamos para o nosso negócio diante do momento que vivemos e também olhando para o futuro. A implementação de um núcleo exclusivo para a GSK nos oferecerá acesso ágil e direto a diferentes competências em que o grupo é referência, como data insights, planejamento e compra de mídia, criação, tecnologia e performance”, explica o diretor de marketing da GSK.
A platformGSK Brasil também poderá importar as melhores práticas utilizadas pela unidade de atendimento ao cliente em outros mercados, ampliando o ganho da personalização em escala e contribuindo para a melhoria constante dos processos. Serão utilizadas ferramentas como a PeopleCloud, plataforma que combina análises de comportamento e semântica para embasar a tomada de decisões em relação à mídia, criação, ativação e mensuração.
“A GSK é uma das companhias que lideram a transformação de consumer health em todo o mundo. Temos uma parceria de sucesso com ela em diferentes regiões e é uma honra e uma enorme responsabilidade saber que poderemos contribuir para o crescimento dos negócios da empresa também no Brasil”, afirma Justin Billingsley, CMO global do Publicis Groupe.