Segundo um estudo da Nielsen, o Brasil é o país dos influenciadores e possui, em média, 10,5 milhões de pessoas, com pelo menos 1 mil seguidores cada uma delas. Porém, mesmo com um país tão diverso sendo o campeão de influência, a falta de representatividade ainda é um grande problema na publicidade. Pensando nisso, o Cria Brasil, um grupo de comunicação de território que nasceu em 2012, lançou no mercado uma marca focada em marketing de influência e casting de favela e periferia, com o intuito de ser uma ponte para marcas e agências de propaganda.
A nova empresa chega para somar a um trabalho que vem sendo realizado pelo grupo Cria Brasil, desde 2012 e, que tem por intuito mostrar para ao mercado publicitário a importância de estar presente e ativo nos territórios periféricos, pois as favelas possuem um potencial de compra de R$ 179 bilhões, ou seja, trata-se de uma população ativa economicamente e que, muitas vezes, é esquecida pela publicidade. Para Joildo Santos, CEO e Fundador do grupo Cria Brasil, dar visibilidade para produtores de conteúdo das mais diferentes temáticas com o público de favela como protagonistas é uma das alavancas para mudar como o mercado “Observa que esse mundo, cada vez, mais tem revelado tendências de moda, estilo e práticas empreendedoras. Então, porque não ter pessoas desses territórios com visibilidade na publicidade” explica, Joildo. A influência leva a conversão quando existe uma identificação com o produto ou com a empresa. Um estudo feito em 2019 feito pela Global Consumer Pulse, mostrou que 83% dos brasileiros preferem comprar de marcas que tenham propósitos que conversem com os seus. Por isso, a importância das empresas em mostrar a inclusão nos seus valores e em suas publicidades. Há 10 anos, quando o grupo iniciou seu trabalho de comunicação de território, o mercado publicitário era bem diferente, hoje, ele já se encontra muito mais aberto e inclusivo, mesmo que ainda falte um longo caminho à frente para ser percorrido. O Cria Brasil, que também faz parte do G10 Hub – Acelerador de Negócios, recebe o apoio do G10 Favelas, alcançou grandes espaços e marcas como Mondelez, Casas Bahia, Americanas, TecBan – Banco 24h e Nestlé.