Fundada em 2007 no Brasil pela argentina Solange Ricoy, que decidiu empreender após sólida trajetória de 15 anos como alta executiva da Unilever para mercados globais, a consultoria de branding e inovação Alexandria se tornou a base de sustentação do Grupo Alexandria, holding de serviços de marketing com atuação na América Latina. Com operações ainda na Argentina, México e Miami, além da empresa especializada em
construção de marca, o Grupo Alexandria compreende o escritório de design Pharus, criado em 20xx, e a rede independente de agências de publicidade Isla República, que iniciou atividades em 2018, primeiramente nos mercados argentino e mexicano e, em novembro de 2021, abriu sua base em São Paulo, em projeto liderado pelo CEO Martin Montoya (ex-JWT, WMcCann, Cheil, Edelman e BC&W) e o CCO Rodrigo Grau (ex-David São Paulo e JWT).
Ao lado das sócias locais Carolina Belingieri (São Paulo), Luciane Matiello (Miami) e
Zareth Estrada (México), e à frente de um time de mais de 40 profissionais, Solange conta com uma extensa lista de serviços prestados a marcas como Ambev, Avon, Basf, Bauducco, CocaCola, Havaianas, Ipiranga, Itaú, Libbs, Mondeléz e Unilever. Entre os cases mais recentes assinados pela consultoria, em parceria com a Pharus está o projeto de rebranding da marca Lacta, da Mondeléz que, por ocasião da celebração de seus 120 anos de história, ganhou muito mis protagonismo em sua comunicação e passou a assinar toda a linha de chocolates combinado a marca mãe à marca fantasia de cada produto.
“Fundei a Alexandria com o intuito de ajudar empresas e empreendedores a consolidar
seu asset mais intangível e valioso: suas marcas. Passados 15 anos, é gratificante ver como, num mercado altamente competitivo, nos consolidamos junto aos anunciantes como referência em branding para o mercado latino-americano, tanto para projetos B2C quanto B2B, de startups a grandes corporações”, avalia Solange, explicando que a escolha do nome da consultoria alude à Biblioteca de Alexandria, célebre centro de produção de conhecimento na Antiguidade. A valorização do saber, e de seu compartilhamento, também é expresso no mote corporativo do: “A terra das ideias generosas”.
Buscando expandir suas fronteiras, o Grupo Alexandria agora soma a seu sólido
portfólio de serviços integrados a oferta de pesquisas quantitativas. “Somos muito conhecidos como especialistas em posicionamento de marca e inovação, disciplinas para as quais a pesquisa qualitativa é primordial, mas entendemos que num mundo cada vez mais orientado por dados a validação que a investigação quantitativa oferece atende a uma demanda natural dos clientes”, explica Solange.
A nova divisão é liderada por Valkiria Garré, experiente profissional com mais de 25
anos de atuação no segmento, tendo atuado por 23 anos no Kantar Group, 15 deles como CEO da Millward Brown e Kantar Insights, período em que respondeu pela implementação de toda a estratégia global e pelo desenvolvimento de parcerias locais do instituto, principalmente em novas tecnologias e inovação. Entre os clientes desse novo braço de pesquisa estão Nestlé, Coca-Cola, Delta Energia e Loud. “Nosso grande diferencial está na integração da investigação qualitativa de posicionamento ou inovação à pesquisa quantitativa, para aprofundamento, priorização e validação de estratégias. São poucas as consultorias que podem oferecer de forma primorosa a combinação dessas duas disciplinas”, considera Valkiria, que também é membro do conselho de autorregulação da ABEP- Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa de Mercado.