sábado, novembro 2, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasGrey cria filme para celebrar 18 anos da Lei Maria da Penha 

Grey cria filme para celebrar 18 anos da Lei Maria da Penha 

O Agosto Lilás, dedicado ao combate à violência contra a mulher, vai marcar a comemoração de 18 anos da entrada em vigor da Lei Maria da Penha num momento político conturbado no Brasil. Para valorizar as conquistas da sociedade com a maior proteção legal às vítimas e todas as vidas que já foram salvas, a Grey Brasil criou um filme para veiculação na TV Globo a partir desta sexta-feira, dia 9.

Com os motes “Pára é pára”, “Chega é chega, “Acabou é acabou” e “Não é não” abrindo a locução, a produtora Cabaret enfrentou o desafio de criar uma trilha sonora minimalista, simples e óbvia. O conceito foi desenvolvido a partir de duas notas: a primeira estabelece o tom, enquanto a segunda desestabiliza através da dissonância, trazendo a tensão e o impacto necessários.

“Também foi essencial construir uma narrativa sonora crescente, sem perder a simplicidade do conceito. Para isso, a dinâmica e a dobra das duas notas em diferentes oitavas foram trabalhadas, aumentando a intensidade ao longo da peça. O resultado é uma trilha que provoca um nó no estômago e causa desconforto do início ao fim”, explica Cayto Trivellato, produtor e sócio da Cabaret.

A peça termina com a mensagem celebrando os 18 anos em que a Lei Maria da Penha vem fazendo com que “óbvio seja óbvio” e o número 180 em destaque, que recebe denúncias 24 horas por dia. O Brasil é hoje o quinto país com maior número de assassinatos de mulheres, de acordo com dados do Instituto Maria da Penha. A lei Maria da Penha, no entanto, é considerada uma das três melhores do mundo para proteger mulheres.

Regina Celia Barbosa, Vice-presidente Instituto Maria da Penha, afirma que a ideia da campanha tem como objetivo primordial valorizar as conquistas da sociedade com a lei nessas quase duas décadas e também uma resposta a movimentos ultraconservadores que tentar minimizar a importância da lei nesse período. “A luta precisa ser de toda a sociedade. Precisamos chamar a população para esse combate à violência doméstica que acaba atingindo todos. Estamos falando de mulheres de todas as faixas sócio-econômicas. Precisamos enaltecer a lei, e a figura da Maria da Penha”.

“A exposição incrível da Globo nos permitirá atingir o número máximo possível de pessoas para amplificar a relevância que essa lei tem hoje e como ela pode salvar vidas”, afirma Fernanda Peka. “É uma luta bastante solitária da qual temos orgulho em contribuir”, afirma, Mariana Horta.

Maria da Penha, que inspirou a lei após ficar paraplégica por conta da violência sofrida pelo marido, mora hoje no Ceará. Ela é a fundadora do Instituto que leva seu nome e conta hoje apenas com a ajuda de voluntários, em especial depois que a verba de combate à violência doméstica foi cortada pelo último governo.

“Não se trata apenas de violência física, mas também emocional, agressão psicológica que muitas vezes é pior do que a agressão física. E temos hoje parte da sociedade que abraça um discurso machista, conservador, o qual vemos mulheres sendo atacadas na política, com agressores de mulheres se fazendo de vítimas e concorrendo a cargos públicos”, afirma o (a) executivo do Instituto Maria da Penha, que hoje se dedica a trabalhos de prevenção, em escolas, formando profissionais de saúde e educação para identificarem lares com violência doméstica.

FICHA TÉCNICA

Cliente: Instituto Maria da Penha

Título: Lei Maria da Penha

Agência: Grey Brasil

Presidente e CCO: Manir Fadel

Diretor Executivo de Criação:  André Gola

Diretora de Criação Associada:  Fernanda Peka

Redator: Mariana Horta

Conteúdo: Bruno Borghi

Tráfego: Ester Calachi

Head de Negócios: Priscilla Telles

Equipe de negócios: Marília Grespan

Head de Estratégia de Dados: Mariana Pagano

Estratégia: Patrícia Barletta, Graziela Rovito

Head de Produção: Fabiano Beraldo

Produção: Nadia Agudo

Produtora de Imagem: Paranoid

Diretor: Heitor Dhalia

Produtor Executivo: Marcel Weckx

Atendimento: Náthalie Vieira

Coordenadora de Pós: Paula Solano

Assistente de Coordenação de pós: Igor Luís

Assistente de Finalização:  Kaio Shot

Produtora de Som: Cabaret

Produção Musical e compositor: Guilherme Azem

Mixagem: Gab Scatolin

Finalização: Mauro Kuschnir

Atendimento: Ingrid Lopes, Fernanda Crespo e Bárbara Russiano

Coordenação: Mavi Capelasso, Leonardo Vieira e Débora Mello

Locução: Chandra Lima

Artigos relacionados

Novidades