O departamento de inovação da Grey desenvolveu o wifialarm, uma ferramenta que transforma o sinal de wi-fi em uma espécie de sistema de segurança quando se está fora do local. Se houver algum movimento estranho no interior do imóvel, o produto detecta e envia um push notification para o smartphone do proprietário ausente automaticamente, por meio de um app que controla o sistema de maneira remota.
A ideia de possibilitar um sistema de segurança sem o alto custo dos módulos convencionais surgiu ao se cruzarem dados sobre os domicílios brasileiros disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística): nos centros urbanos do País, apenas 4,9%* das residências e pequenos negócios contam com algum tipo de sistema de segurança. No entanto, esse percentual é mínimo quando comparado à quantidade de imóveis que possuem sinal próprio de wi-fi: 66%**.
Todo o ferramental foi desenvolvido pelo departamento de inovação da Grey, em parceria com desenvolvedores brasileiros e americanos. De acordo com Rodrigo Jatene, CCO da agência, “a iniciativa visa a democratizar os sistemas de segurança em residências e pequenos negócios, já que entrega uma solução ao mesmo tempo eficaz e barata”.
“O fato de criarmos uma tecnologia que as pessoas gostariam de ter a partir de algo que elas já têm faz do wifialarm uma solução que, apesar de supertecnológica, é extremamente simples e acessível”, completa Marcia Esteves, COO da Grey.
O wifialarm está em fase beta. O cadastro para pré-venda do app é feito pelo site http://wifialarm.org/.
Como funciona
O sinal wi-fi é uma onda de alta frequência que percorre o ambiente e atravessa as paredes. Quando ocorre algum movimento, o padrão dessa frequência muda. Em outras palavras, todo roteador pode ser usado para se tornar um eficiente detector de movimentos – e de invasores.
O funcionamento do wifialarm é bastante simples: só é necessário um sinal wi-fi ao qual o usuário tenha acesso e um smartphone.
Uma vez sincronizados, o wifialarm cria uma linha de visão com o roteador wireless, detectando qualquer movimento que aconteça entre os dois pontos.
Para aumentar a área de funcionamento e delimitar o perímetro de proteção com total precisão, basta adicionar repetidores de sinal wi-fi ao sistema. Também é possível instalar uma caixa de som wireless à equação.
Quando um potencial invasor é detectado, o sistema dispara um aviso para o celular do proprietário imediatamente, junto a um número de emergência, de discagem rápida, definido por ele ao instalar o equipamento.
*Fonte: Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios 2009 – Suplemento “Características da vitimização e acesso à justiça no Brasil”.
**Fonte: Pesquisa TIC Domicílios e Usuários 2014.
Ficha Técnica
PROJECT NAME: wifialarm
Cliente: wifialarm
Produto: wifialarm
Agência: GREY BRASIL
CCO: Rodrigo Jatene
Diretor de Criação Executivo: Adriano Matos
Diretor de Criação: Marcelo Bruzzesi
Diretor de Arte: Vinicius Silverio, Diogo Mendonça
Redator: Fillipi Longuini, Ricardo Barbosa, Marcelo Florentino
Tecnologia: Gabriel Tavares
Time de Projetos: Nathália Beividas, Thais Villela
Time de Produção: Robinson Silva, George Cruz dos Santos
RTVC: Nicole Godoy, Mariana Mendes, Natacha Veiga e Ian Inglez
CEO: Sergio Prandini
COO: Marcia Esteves
Produção Digital: Núcleo
Produção Industrial: Bizsys
Produtora de Imagem: Edit 2
Direção: Rodrigo Fleury
Produção Executiva: Daniela Andrade
Direção de Produção: Bruno Maruyama
Direção de Fotografia: Alê Viana
Montagem: Felipe Bartorilla e Rodrigo Fleury
Atendimento: Marília Raffaeli
Pós Produção: Eduardo Brandão
Finalização: Felipe Bartorilla e Eduardo Brandão
—
Produtora de Som: Satélite Audio
Produtor: Equipe Satélite
Locutor: Fernando Rojo (português) / Eric Moore (inglês)
Atendimento: Fernanda Costa e Tatiane Dias Ferreira.