A Grey Brasil foi selecionada para trabalhar no desenvolvimento de campanhas da The Human Rights Fundation (HRF), uma organização apartidária e sem fins lucrativos, com sede em Nova York, que promove e protege a paz, a liberdade e os direitos humanos ao redor do mundo. Com o mote “todas as guerras são capazes de revelar o pior da natureza humana”, a campanha criada no Brasil no início do ano terá desdobramentos durante o Oslo Freedom Forum 2014, evento que reúne nesta semana líderes mundiais, ativistas, empresários, jornalistas e artistas para compartilhar a importância da causa pelos direitos humanos.
Segundo Mariangela Silvani, diretora de criação da Grey Brasil, direitos humanos é um tema global que sensibiliza a todos. “Tivemos conhecimento do trabalho da HRF ao assistir a uma palestra do Thor Halvorssen, fundador da organização, no TED e propusemos uma ideia de campanha para efetivar a parceria. Nessa etapa, elaboramos os anúncios para chamar a atenção das pessoas para a causa. Para a segunda fase, estamos produzindo um filme para veiculação na internet e nos canais digitais da organização”, comenta Mariangela.
As peças foram criadas em cima de fotos jornalísticas de conflitos que marcaram a História, como a Guerra do Vietnã e a Segunda Guerra Mundial. As imagens fortes caracterizam os agressores que abusam do poder contra suas vítimas. A assinatura traz a frase “A guerra mostra o pior lado da vida. Mostre o seu melhor lado” e convida as pessoas a acessarem o site www.thehrf.org para contribuírem com a ONG. Além de desdobradas em pôsteres e cartões-postais para organizações ligadas à HRF utilizarem como material de comunicação, os anúncios vêm sendo veiculados desde março em jornais e revistas que abriram espaços pro bono para a campanha.
“O fato de transformarmos fotos reais de conflitos, dando nova face aos agressores, deixa as peças ainda mais impactantes para chamar a atenção das pessoas. São imagens que incomodam todo mundo”, completa Sérgio Fonseca, diretor de criação da Grey Brasil.
A criação é de Felipe Leite e Leandro Leal, com direção de criação de Mariangela Silvani e Sérgio Fonseca.