WPP Vila é inspirado no conceito das vilas do Brasil e está ancorado na Vila Leopoldina
A Grey lança, hoje, a campanha para apresentar oficialmente o WPP Campus São Paulo, batizado de WPP Vila: uma identidade que traduz a força global da WPP com o jeito brasileiro de criar.
O nome “Vila” foi escolhido por reunir duas camadas de significado. A primeira é cultural: nas vilas do Brasil, a vida se organiza em vizinhanças próximas, onde as pessoas convivem, trocam e constroem juntas. Essa ideia reflete a própria essência do Campus, um espaço coletivo e acolhedor.
A segunda é simbólica: a campanha apresenta as agências do grupo interconectadas, compondo um ecossistema integrado em que competências diferentes se conectam para gerar algo maior do que a soma das partes. O nome também ancora o Campus no território em que está inserido, a Vila Leopoldina, reforçando pertencimento e identidade local, em alinhamento com a prática dos WPP Campi ao redor do mundo.
Visualmente, a campanha parte dos elementos da própria marca WPP para contar essa história. Os pontos do logotipo, que simbolizam união, flexibilidade e conexão, tornam-se o fio condutor das peças, ora como módulos gráficos, ora como sinais de fluxo e colaboração entre as agências e as disciplinas. Ao lado desses elementos, fotografias e recortes do próprio WPP Vila colocam uma lente sobre as texturas e contrastes do espaço: a presença do verde dos jardins e a robustez do concreto, as retas e as curvas, o design moderno e funcional.
Todos esses elementos reforçam a leitura de que o Campus nasce da convivência harmônica de diferentes detalhes, pessoas e especialidades, alinhada ao propósito da WPP de usar o poder da criatividade para construir futuros melhores para talentos, clientes, comunidades e o planeta.
A estratégia de mídia inclui OOH, digital e impresso. Em OOH, a campanha estará presente com ênfase em eixos de alta circulação. No digital, contempla DOOH, redes sociais, vídeo e formatos de display. Na mídia impressa, prevê anúncios e materiais institucionais.
“O WPP Vila é a materialização da nossa visão de futuro para a indústria de marketing e comunicação no Brasil. Mais do que um espaço físico, é um ecossistema vibrante e um verdadeiro templo da criatividade, onde a força global da WPP se encontra com a autenticidade e o talento brasileiro. O nome ‘Vila’ celebra a rica cultura de vizinhança e colaboração do nosso país, e nos ancora na Vila Leopoldina, um bairro em transformação que se tornará um farol de inovação. Ao reunir nossas agências neste ambiente que acolhe e conecta, estamos consolidando um polo de inovação e criatividade, mais preparados do que nunca para entregar a transformação que nossos clientes buscam”, explica Stefano Zunino, country manager da WPP no Brasil.
“Como agência da WPP, partimos de um desafio claro: criar para o Campus uma identidade que integrasse o ecossistema do grupo sem perder o sotaque brasileiro. O insight é simples e nosso: no Brasil, ‘vila’ é vizinhança, autonomia com convivência. Por isso, na campanha, transformamos os pontos do logo da WPP em vizinhos: cada ponto representa uma empresa e as conexões viram ruas e fluxos de colaboração. Daí nasce um sistema vivo e modular, operável por todas as agências, que respeita os códigos globais da WPP e ganha acentos locais nas cores e texturas do espaço. O que queremos comunicar é simples: mais clareza do ecossistema, mais agilidade entre disciplinas e uma expressão de marca que transforma convivência em potência criativa”, explica Manir Fadel, CEO da Grey.
FICHA TÉCNICA
WPP VILA – CAMPANHA
WPP Country Manager: Stefano Zunino
Campus Experience Lead: Juliana Gouvea
Agência: Grey
President & Chief Creative Officer: Manir Fadel
COO (Chief Operating Officer): Priscilla Telles
ECD: André Gola
Diretores Criativos: Ale Parme, Mariana Horta
Criação de Conteúdo: Raphael Nogueira, Cintia Tavares
Diretora de Atendimento: Andrea Carneiro
Atendimento: Manuel Quintana, Manuela Ochipinti
Produção: Fabiano Beraldo, Ana Beatriz Duarte
Motion: Ricardo Melo
Midia: Carolina Buzetto, Gabriela Amato, Rodrigo Bolta e Nuria Alves
Produtora: Hogarth
Agência: Grey
Diretor e Fotógrafo Still: Ricardo Barcellos
General Director: Rafael Nasser
Diretor Criativo: Ale Silveira
Produtora Líder: Luiza Pagliarini
Account Director: Romulo Errico e Marina Amato
Produtora: Karen Xavier
Produtora financeira: Natália Cardoso
Matheus Leitao – Diretor de Arte
Marina Saverio – Designer UX
Creative Ops: Guilherme Soares
Direção de produção: Miguel Pixies
Assistente de Produção: Tuca
Ajudante de Produção: Marinheiro e Ricardo Bartolomeu Simão
Assistente de Fotografia Still: Gustavo Borges Campos
Operador de Câmera: Vitor Boletti Garcia
Assistente de Câmera e Logger: Rodrigo de Oliveira Fonseca
Drone: Bruno Augusto
Motorista Van Equipamento: Roberto Boloto
Agência de Elenco: Madream
Produtor de Figuração: Jonas Pádua
Figuração: Alessandro Santos, Arlete Braga, Bianca Leão, Estela Suganuma, Fabiana Ribeiro, Flavia Lopes, Babi Paula, Haldney Ferreira, João Vitor de Matos Neves, Karol Melo, Marcus Teodoro Lopes, Maic William, Eugênia Devile, Thyago Alex, Wallace Jesus
Post Production Manager: Anita Nadai
Post Producer: Felipe Pires e Stefano Bitelli
Montador: Sergio Diniz
Ricardo Tatebe – VFX/Motion/Edição
Estúdio Ilustração: Birdo
Ilustrador: Rafael Muppet
Produtora de som: PUNCH AUDIO
Produção: Mariano Alvarez
Produtora Executiva: Lili D. Aragoni
Atendimento: Fefo Miranda, Ale Pais e Kiki Eisenbraun
Head de Coordenação: Cristiane Oliveira
Coordenação de Produção: Karina Coviello e Lais Santana
Mixagem e Finalização: Gustavo Guanaes, Ian Sierra e Rodrigo Tuchê
Locução filme Colaboradores: Roberta Calza


