A Giacometti Comunicação foi escolhida pelo FSC Brasil para criar a primeira campanha publicitária da entidade no país. O Forest Stewardship Council é uma ONG internacional, que desde 1993 promove o manejo florestal ambientalmente adequado, socialmente benéfico e economicamente viável, por meio de um rigoroso sistema de boas práticas e de uma certificação que reconhece a produção responsável de produtos florestais.
“O selo FSC é apresentado por 90% dos fabricantes de papel e celulose que atuam no Brasil, mas ainda é desconhecido dos consumidores finais. O objetivo da campanha é mostrar à população em geral a importância dessa certificação, garantia de que não houve desmatamento ilegal, uso de trabalho escravo ou infantil, contaminação do solo e da água, ou desrespeito às comunidades do entorno”, explica Willer Velloso, diretor de planejamento da Giacometti. “É, portanto, um estímulo ao consumo consciente, e a agência está orgulhosa em contribuir. Com o apoio de novos parceiros, a campanha terá em breve novos desdobramentos em mídias off e online”, acrescenta o publicitário.
A campanha será veiculada até o fim de outubro nas estações Paraíso, Vila Maladena e Consolação do Metrô de São Paulo. Com frases como “compre uma cadeira com a certificação FSC e proteja as florestas sentado”, os cartazes e painéis criados pela Giacometti mostram que não é preciso abandonar a cidade grande para salvar a floresta. “Produtos de origem florestal como jornais, lápis, móveis, pisos, objetos de decoração, alimentos e até roupas estão muito presentes no nosso dia a dia. É preciso, cada vez mais, valorizar as qualidades ambientais e sociais de quem as tem”, diz Aline Tristão, diretora-executiva do FSC Brasil.
Ficha técnica
Cliente: FSC
Agência: Giacometti Comunicação
Planejamento: Willer Velloso, Joyce Mescolotte e Ana Varga
Criação: Doriano Carneiro, Ricardo Miller, Rebecca Castro, Danilo Gonçalves e Rafael Parra
Mídia: David Martins e Angélica Fortes
Aprovação: Aline Tristão e Flavia Ferros