Diante de um cenário em amplo crescimento e das infinitas oportunidades para o desenvolvimento e exploração de personagens e mascotes como marca e como negócio, chega ao mercado a Figura Design. A proposta da nova consultoria é aplicar as premissas do branding e do design thinking a esses elementos, desenhando estrategicamente quem são, como se comportam, qual seus propósitos, canais e possibilidades de ativações.
“A maioria dos personagens de marca desperdiça seu potencial em alguma das frentes onde poderia se desenvolver e crescer. Seja na própria identidade, como conteúdo, comunicação, produto ou experiência, os mascotes podem ser muito valiosos quando contam com uma estratégia coerente e consistente para eles”, destaca Joyce Moraes, fundadora e diretora geral da Figura Design.
A ideia central do novo negócio é ajudar as marcas a criarem “meaningful characters” – ou seja, personagens que tenham significado, impulsionem os negócios e sejam culturalmente relevantes. Nesse sentido, a consultoria atuará tanto criando personagens do zero quanto na revisão, potencialização e desenvolvimento daqueles já existentes.
“Antes de desenhar ou redesenhar um personagem, o que vamos fazer é entender a sua razão de existir e definir as estratégias que o farão ganhar vida e valor para as pessoas. Os personagens precisam evoluir com o mundo e dialogar com a sociedade, ser ao mesmo tempo ativo e atual”, complementa a executiva.
Com formação em Design pelo IED Madrid e experiência de mais de uma década em mercados fora do Brasil, Joyce Moraes traz para o mundo dos mascotes seus 25 anos de experiência em planejamento estratégico em grandes agências. Foi diretora de estratégia e inovação na Y&R Madrid, Head of Strategy na MRM//McCann Espanha e CSO na Baila. Também passou pelo Cartoon Network Miami em 2014 e colaborou remotamente com o Estudio Birdo, em 2021.
O trabalho da Figura Design será norteado por uma metodologia exclusiva chamada “Mapa Astral”. Trata-se de uma jornada de “autoconhecimento” do personagem, onde são feitas 12 reflexões estratégicas para guiar o futuro do mascote, avatar ou assistente virtual – uma maneira lúdica de conduzir um rico processo colaborativo que envolve o cliente e os estúdios ou artistas. A operação contará também com uma rede de experts em ilustração 2D, 3D, animação, storytelling, licenciamento e tudo que enriqueça o universo do personagem.
“A ideia de criar uma consultoria tão especializada também responde a uma vontade antiga, de ser menos generalista e fazer um trabalho com mais personalidade, construindo conhecimento e reputação em um assunto que sempre me encantou”, explica Joyce.
A executiva lembra ainda que apenas uma parte do trabalho tem a ver com identidade visual e verbal. A entrega se materializa em documentos como brand book, style guide e playbook. O Mapa Astral abordará temas como territórios de comunicação, pontos de contato do personagem com seu fandom, possíveis collabs e também causas e pilares ESG.