Presença multimídia, ações socioeducativas e corpo a corpo com a população caracterizam a grande campanha da Fields360 de combate a queimadas para a Eletronorte — subsidiária responsável pela geração e transmissão de energia para a Amazônia Legal (região que compreende todo o Norte do país mais Maranhão e Mato Grosso). A campanha será ativada a partir de hoje, dia 23, e se estende até fevereiro de 2017, época em que a Amazônia Legal entra em período crítico de seca, na qual os incêndios se alastram mais facilmente — causados principalmente de forma irresponsável como prática de manejo do solo e de expansão da fronteira agrícola.
Jingles, filmes, peças para mídia exterior, internet e rede social serão usados para propagar a conscientização ecológica e sustentável ao público geral. Sob o slogan Quem tem consciência não queima. Acenda essa atitude, a campanha focará nos males das queimadas como interrupção de serviços públicos por queda na rede elétrica, destruição de patrimônios públicos e privados, além de danos à biodiversidade e à qualidade do ar que afetam a saúde da população. Além de reduzir a incidência de queimadas, a campanha também visa divulgar os canais de denúncia para agilizar o combate a focos e aumentar a detecção e responsabilização de infratores.
A Eletronorte também espalhará equipes para interagir e impactar pessoalmente a população de várias cidades. Os agentes chegarão às localidades em carros de som que veicularão os jingles da campanha, e vão conversar com a população para reiterar as informações sobre consequências nocivas das queimadas.
Agricultores também serão impactados por meio de cartilhas que trarão orientações de como preservar as linhas de transmissão e evitar que o fogo se alastre. Para semear a consciência ecológica para o futuro, a campanha desenvolveu cartilhas para o público infantil, permitindo introduzir aos pequenos à educação socioambiental por meio de recursos lúdicos.