Com uma linguagem gráfica que remete aos cartazes de cinema de várias épocas diferentes, a campanha contra a pirataria de filmes lançada pelo Festival do Rio no RioMarket tem apoio do Disque Denúncia, convocado pela agência 11:21 para ser o operador das denúncias geradas pela campanha.
Os cartazes estão espalhados por todo o festival, vão se tornar cartazes nas fachadas de cinemas e ainda vão para a mídia digital, OOH e redes sociais.
As peças mostram sempre piratas de filmes e fazem uma comparação com os piratas da vida real, e os títulos dos cartazes chamam para a conscientização, mas com humor e leveza: “Tem o pirata da perna de pau e o pirata da cara de pau.” “Se o filme tem pirata, me chama. Se a cópia é pirata, chama a polícia.”
O cartaz “Pode ter um pirata morando na sua casa” fala especificamente das caixinhas IPTV, responsáveis por um número enorme de cópias piratas, chamando a atenção das pessoas do fato de que elas são na verdade verdadeiros hackers, podendo roubar seus dados e senhas.
Os textos dos cartazes falam em quantos empregos e investimentos a indústria gera e apela pelo apoio de todos.
Uma das forças da campanha é o layout baseado em cartazes de cinema de diferentes décadas do século 20, sempre parecendo ser um lançamento de filme de pirata.
Uma peça em especial vai falar diretamente com a mídia das agências, que ao autorizar mídia programática pode estar fazendo seus clientes financiarem a pirataria em sites clandestinos de download de filmes. “Programática pirata – tocando o terror no seu departamento de mídia” tem layout que mistura a estética dos filmes de pirata e de terror.
Segundo Gustavo Bastos, CEO e CCO da agência e criador da campanha em dupla com o diretor de arte Diego Crisóstomo, “A campanha segue a linha do humor com layouts lindos e impactantes para conquistar as pessoas e conscientizar de maneira leve, mas contundente.”
Já o Diretor de Arte Diego Crisostomo observa que “fomos muito felizes na linguagem gráfica com referências claras a vários tipos de cartazes e com um craft impecável .
Já Renato Almeida, Diretor Geral do Disque Denúncia, comemora o investimento na campanha: “O Disque Denúncia está pronto para colaborar com o esforço do Festival do Rio pelo fim da pirataria no Brasil.”