domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasFestival do Rio lança campanha contra pirataria

Festival do Rio lança campanha contra pirataria

Com uma linguagem gráfica que remete aos cartazes de cinema de várias épocas diferentes, a campanha contra a pirataria de filmes lançada pelo Festival do Rio no RioMarket tem apoio do Disque Denúncia, convocado pela agência 11:21 para ser o operador das denúncias geradas pela campanha.

Os cartazes estão espalhados por todo o festival, vão se tornar cartazes nas fachadas de cinemas e ainda vão para a mídia digital, OOH e redes sociais.

As peças mostram sempre piratas de filmes e fazem uma comparação com os piratas da vida real, e os títulos dos cartazes chamam para a conscientização, mas com humor e leveza: “Tem o pirata da perna de pau e o pirata da cara de pau.” “Se o filme tem pirata, me chama. Se a cópia é pirata, chama a polícia.”

O cartaz “Pode ter um pirata morando na sua casa” fala especificamente  das caixinhas IPTV, responsáveis por um número enorme de cópias piratas, chamando a atenção das pessoas do fato de que elas são na verdade verdadeiros hackers, podendo roubar seus dados e senhas.

Os textos dos cartazes falam em quantos empregos e investimentos a indústria gera e apela pelo apoio de todos.

Uma das forças da campanha é o layout baseado em cartazes de cinema de diferentes décadas do século 20, sempre parecendo ser um lançamento de filme de pirata.

Uma peça em especial vai falar diretamente com a mídia das agências, que ao autorizar mídia programática pode estar fazendo seus clientes financiarem a pirataria em sites clandestinos de download de filmes. “Programática pirata – tocando o terror no seu departamento de mídia” tem layout que mistura a estética dos filmes de pirata e de terror.

Segundo Gustavo Bastos, CEO e CCO da agência e criador da campanha em dupla com o diretor de arte Diego Crisóstomo, “A campanha segue a linha do humor com layouts lindos e impactantes para conquistar as pessoas e conscientizar de maneira leve, mas contundente.”

Já o Diretor de Arte Diego Crisostomo observa que “fomos muito felizes na linguagem gráfica com referências claras a vários tipos de cartazes e com um craft  impecável .

Já Renato Almeida, Diretor Geral do Disque Denúncia, comemora o investimento na campanha: “O Disque Denúncia está pronto para colaborar com o esforço do Festival do Rio pelo fim da pirataria no Brasil.”

Artigos relacionados

Novidades