O Parque Nacional Serra da Capivara, localizado no sudeste do Piauí, foi descoberto há quatro décadas por arqueólogos e, até hoje, ainda não foi totalmente desvendado. Em 1991, a Unesco declarou a Serra da Capivara Patrimônio Cultural da Humanidade e, a partir dessa data, a Fundação Museu do Homem Americano – Fumdham, a pedido do governo federal, assumiu a responsabilidade de proteger e manter esse Patrimônio.
Durante todos esses anos, a Fumdham conseguiu manter a infraestrutura que construiu no Parque para permitir o desenvolvimento do turismo, a proteção à fauna e, sobretudo, a proteção e conservação dos sítios com arte rupestre. As verbas alocadas pelos Ministérios da Cultura e do Meio Ambiente para esse trabalho nunca foram suficientes, mas a Fumdham sempre conseguiu recursos graças à Lei Rouanet. Porém, desde 2010, essas doações têm sido reduzidas. Em consequência, os recursos de que a Fumdham dispõe na atualidade não permitirão a continuidade dos trabalhos de manutenção e conservação. E, se não conseguir reverter essa situação, o Parque Nacional Serra da Capivara ficará completamente abandonado.
Em razão do estado de abandono do Parque, a FCB Brasil assina a campanha que vai pedir doações para dar continuidade à proteção desse patrimônio mundial. A campanha conta com filme de 30” e spot de rádio. As peças mostram que, sem os cuidados necessários, os animais, plantas monumentos geológicos de grande beleza e pinturas rupestres milenares poderão desaparecer.
O filme está disponível pelo link: https://vimeo.com/94574236
Ficha técnica Filme:
Criação: Carlos Castelo
Produtora: Open Films
Direção: Sergio Mastrocola
Trilha Sonora: VU Estúdio
Ficha técnica Spot:
Criação: Carlos Castelo
Coordenação: Ruriá Duprat
Produção: Banda Sonora Produções Artísticas
Aprovação: Niéde Guidon e Anne-Marie Pessis