Diante dos atuais desafios nos cenários econômicos e setoriais, a Pulsati, healthtech de sistemas e aplicações que oferece soluções para problemas tecnológicos a empresas do segmento de saúde, decidiu promover uma mudança estratégica na estrutura organizacional. Fabio Serpa assume a diretoria comercial e de marketing do grupo, após liderar a área de operações, consultoria e suporte desde a fundação da companhia, surgida a partir da fusão de duas outras empresas no final de 2021.
Serpa tem a missão de expandir a operação comercial do SpinCare, principal produto de gestão Software-as-a-Service (SaaS) para serviços de home care do Grupo Pulsati, em Portugal, além de ampliar o market share da companhia por meio do reposicionamento do portfólio de serviços. A transformação envolverá o lançamento de uma nova vertical de serviços para atendimento de outras indústrias, visando a geração de novas alianças no ecossistema de tecnologia em saúde. O foco será proporcionar soluções que conectam todos os processos de ponta a ponta, ou end-to-end.
“Nossa experiência de mercado nos levou a identificar a necessidade de uma gestão mais avançada para o processo de saúde domiciliar. Criamos um produto em tempo recorde e assumimos a liderança no mercado. Com uma base firme de clientes, o objetivo agora é consolidar o produto no Brasil e acelerá-lo inclusive em Portugal”, afirma Fabio Serpa. Segundo o executivo, o maior desafio para a Pulsati agora é alcançar um crescimento de 30% este ano, meta que dependerá de um forte posicionamento do SpinCare no home care hospitalar, endereçando sobretudo demandas de clientes de grande porte.
De acordo com o executivo, é necessário desmistificar a noção de que o acesso a excelentes profissionais está restrito apenas aos grandes centros. “Levamos serviços e produtos às principais empresas de saúde do Brasil por meio de um time altamente capacitado, colocando em prática projetos complexos. O grande desafio, agora, é democratizá-los de forma a oferecer todo esse conhecimento e experiência ao maior número de empresas pelo país. Temos a expertise e a tecnologia necessárias para oferecer soluções a clientes em todas as regiões”, acrescenta Serpa.
Com 25 anos de experiência em tecnologia para a saúde, Serpa é formado em Tecnologia da Informação pela Unisul, com especialização em Informática Clínica e Gerenciamento de Projetos. Conduziu projetos de implantação de sistemas nos principais players de saúde do Brasil pela Philips, onde liderou ainda o Connected Primary Care for Brazilian Needs (Projeto COPACABANA) em parceria com a Philips Research. O novo diretor Comercial e de Marketing da Pulsati também foi CIO da Unimed em Maringá, no Paraná.