Liderada por Fabio Fernandes desde a sua fundação em 1994, a F/Nazca Saatchi & Saatchi anuncia plano de reposicionamento dentro do Grupo Publicis e para a indústria da comunicação.
Considerada pelo mercado como uma das três agências mais criativas do país (Fonte Agency Scope 2018), a agência passa a ser reconhecida também pela holding como a Creative Hotshop do conglomerado no Brasil. “Estamos especialmente contentes com esse anúncio do Grupo porque valoriza nosso DNA e nos permite desenvolver individualidade ainda que dentro de um Grupo enorme” comenta Fabio Fernandes.
A F/Nazca tem um histórico de pioneirismo: foi a primeira agência do Brasil com área digital e sempre apostou na integração total entre on, off e todas as disciplinas. Agora, escreve um novo capítulo na história da comunicação ao firmar um acordo único com o BuzzFeed, primeiro do tipo no mundo todo. A associação com o BuzzFeed inaugura uma nova forma de entrega de conteúdo totalmente orientada para o negócio dos clientes. A ideia é ir além dos briefings e se colocar como uma verdadeira agência de pautas.
Na prática, F/Nazca e Buzzfeed criarão um núcleo de conteúdo exclusivo, o BuzzFeed Connections, que vai operar e atender de maneira dedicada e exclusiva os clientes da agência. E, enquanto a empresa líder de mídia digital, conhecida por levar notícias e entretenimento para milhões de internautas passa a trabalhar a quatro mãos com a agência na produção e execução, a F/Nazca ganha espaço para crescer como hub criativo de pulso diário e olhar nos dados capaz de gerar ideias e conteúdo digital.
“Nós criamos o modelo de parceria do BuzzFeed Connections de acordo com nossas ambições de diversificar estrategicamente nossa contribuição com o mercado e criar soluções inovadoras para os nossos clientes”, comenta Luciana Rodrigues, Gerente Geral do BuzzFeed Brasil. “Como líderes na geração de conexões humanas autênticas para marcas na área de conteúdo social, temos o prazer de compartilhar nossos aprendizados com alguns dos principais clientes da F/Nazca Saatchi & Saatchi e preparar a próxima geração de criadores de conteúdo”, conclui a executiva.
E as mudanças não ficam por ai, não, a segunda novidade é a recém-criada área de Data Science, que será liderada por Diego Mattera e vai impactar diretamente a entrega da agência com um pensamento data-first. A ideia é ter especialistas em dados para monitorar resultados, garantir eficiência e gerar insights estratégicos e criativos em todos os trabalhos da F/Nazca.
“O pensamento “data first” é um novo jeito de operar, mas, de maneira alguma ele coloca a criatividade em segundo lugar. Pelo contrário, a intenção é otimizá-la. Nossa missão, é transformar quantidade em qualidade, hipóteses em certezas, matemática em emoção, números em sorrisos”, diz Diego Mattera, que passa a liderar a recém-inaugurada área de Data Science da F/Nazca.
O diretor geral de mídia da agência, Mauricio Almeida, é categórico: “Saber ler os dados e ser capaz de interpretá-los com foco no consumidor é essencial para a comunicação. E, além de talento, o Diego tem sensibilidade de sobra para conduzir esse processo dentro da agência”.
Outra importante mudança diz respeito à gestão da agência. Ivan Marques, sócio fundador da F/Nazca, se afasta do dia a dia da agência, passando a atuar como Chairman de um Board Executivo composto pelos Heads e Diretores Executivos das áreas de planejamento, mídia, data, atendimento, comunicação e criação. Sob sua chancela, o grupo se reunirá uma vez por mês para discutir, resolver e aprofundar os principais acontecimentos relativos à agência e seus clientes. A ideia é fazer com que as principais lideranças se aproximem ainda mais da gestão da agência e das marcas atendidas pela F/Nazca.
Por fim, a F/Nazca integra suas áreas de produção e lança um novo hub: o F/Agile. Baseado no conceito de realtime creativity, o núcleo otimiza e desburocratiza processos a fim de dar mais agilidade e versatilidade às produções. E lança um produto de solução colaborativa, o F/Colab, que junta cliente, agência e parceiros estratégicos para encontrar respostas práticas e resolver problemas de negócios das marcas da casa.
Fabio Fernandes resume o momento: “Criatividade é também a capacidade de inovar, de reinventar. Fazemos isso por nós e para nossos clientes constantemente há 24 anos. Manter-se atualizado nesse cenário é um exercício diário. Mas o que estamos fazendo agora é dar um passo à frente: estruturando uma nova forma de entrega e pensamento capazes de antecipar o que o mercado pede. Explorando nossa criatividade de diferentes formas e usando diferentes meios, nos preparando até para aqueles que ainda virão”. E completa dizendo que “essa é a parte imutável e, ainda assim, a mais versátil do nosso trabalho. A criatividade nunca se apresenta de uma forma igual, mas acompanha e sempre acompanhará a história da F/Nazca e a de todos os nossos clientes”.