F.biz e J. Walter Thompson criam programa de capacitação para a marca Brilhante

As agências F.biz e J. Walter Thompson assinam a criação do Ciclo Brilhante, programa de capacitação profissional e pessoal da marca de detergente para roupas Brilhante, da Unilever. Voltado para mulheres que desejam abrir o seu próprio negócio, o trabalho é resultado da união do projeto de conteúdo elaborado pela F.biz com a proposta de “social mission” desenvolvida pela J. W. Thompson.

Com um total de 60 vídeo-aulas, a primeira fase do projeto acontece por meio da Escola de Você, plataforma de cursos online para mulheres, criada em 2014 pela apresentadora Ana Paula Padrão, uma das principais defensoras do empoderamento feminino. Para Natália Leite, co-criadora da Escola de Você, “traduzir conhecimento clássico, que vai de filosofia à comunicação em uma linguagem simples, rápida e divertida, é dar à mulher ferramentas práticas para facilitar o dia a dia dela”. O projeto promove uma união que posiciona a marca como provedora das aspirações de sua consumidora e que entende o contexto social vivido pelas brasileiras que sonham em empreender.

Além de contemplar o espírito empreendedor focado tanto em carreira como na preparação pessoal das mulheres, a Escola de Você foi escolhida também devido ao seu potencial de realização e expansão do projeto. O trabalho exemplifica o papel da F.biz de criar modelos de comunicação e conteúdo capazes de tornar os projetos das marcas parte da cultura das pessoas. O desafio é ir além da campanha tradicional, entregando a funcionalidade do produto dentro de um contexto relevante para os consumidores, da forma mais expressiva, não invasiva e criativa possível.

Chamada Escola Brilhante, a segunda etapa do programa será apresentada pela Escola de Você com conteúdo desenvolvido pela ONG Aliança Empreendedora, integrada ao projeto por meio da J. Walter Thompson. “Hoje, sabemos que muitas mulheres querem empreender e conquistar a autonomia de ter seu próprio negócio, porém não sabem ao certo por onde começar e como desenvolver seu empreendimento. Acreditamos que todos podem empreender, e unir forças com Brilhante é essencial”, diz Luísa Bonin, diretora de comunicação da Aliança. “Sabendo da penetração e do reconhecimento que a marca tem entre as mulheres e a vontade em empreender para ter o seu próprio negócio, pensamos em um projeto social abrangente para que pudéssemos ajudar essas mulheres brilhantes a se empoderarem utilizando ferramentas tanto relacionadas ao negócio como comportamentais, colaborando na sua autoestima e na transformação positiva em suas vidas”, afirma Caroline Bassi, diretora de contas da J.Walter Thompson.

Já a terceira e última parte do Ciclo Brilhante terá aulas exibidas em tempo real pela plataforma BlackBoard com conteúdo também desenvolvido pela Aliança. Neste encerramento, o curso revelará as mulheres que receberão suporte para lançar o seu próprio negócio. “O trabalho conjunto da F.biz e da J. Walter Thompson foi decisivo para concretizar um projeto que traduz a missão social da marca, de motivar a mulher a descobrir e aprimorar as habilidades necessárias para que ela possa se transformar em empresária”, confirma Fernanda Marques, gerente de marketing de Brilhante na Unilever.

O curso foi inspirado em dados do Ibope, que apontam para a ambição das mulheres de alcançar posições de liderança na carreira a partir de conhecimentos adquiridos por meio de constantes atualizações. No entanto, estudos do Ibope mostram outra realidade. Apesar de 75% das brasileiras apresentarem perfil empreendedor, somente 7% conseguem abrir um negócio.

 

Fichas Técnicas:

J.Walter Thompson
Anunciante: Unilever – Brilhante
Título: Ciclo Brilhante
Produto: Institucional
CCO: Ricardo John
Head of art: Fábio Simões
Diretor de criação: Gustavo Soares
Redator: Hiroito Gomes
Chief Strategy Officer: Fernand Alphen
Planejamento: Isabella Mulholland | Mariana Quintanilha | Daniela Ryfer
Atendimento: Fernand Alphen | Caroline Bassi | Mariana Arvelos | Isabelle Lipo
Mídia: Camila Bertoli | Ariane Finavaro
Aprovação: Paula Guelli | Juliana Carvalho | Fernanda Marques

F.biz
Anunciante: Unilever – Brilhante
Título: Ciclo Brilhante
Produto: Institucional
Head de conteúdo: Fernando Diniz
Diretora de conteúdo: Renata Longhi
Equipe de Conteúdo: Ricardo Jahn | Helena Dias
Planejamento: Fernando Diniz | Patrícia Pessoa | Jade Romano | Maurilio Filho
Mídia: Junior Freitas | Louise Martins
Motion: Alexandre Márcio Arantes | Emilio Abdou Correa
BI: Laércio Pires Neto | Fernando Santos
Projetos: Rafael Greiner | Jonathan Nahuel
Atendimento: Cristiani Palhares | Marilia Bairão | Aline Farias
Aprovação: Ana Paula Guelli | Fernanda Marques | Fernanda Maia | Cinthya Ribeiro
CCO: Guilherme Jahara
Diretor de criação: Marcelo Siqueira | Marcelo Torma
Diretor de arte: André Lopes
Redator: Thiago Gueler
Assistente de arte: Camila Piccoli