A Drogarias Pacheco revitalizou a sua primeira loja no Rio de Janeiro e com isso pretende proporcionar uma verdadeira volta ao passado para os cariocas. A marca nasceu em 1892 e se consolidou na cidade, vivenciando fatos marcantes na história do Rio de Janeiro e também do Brasil ao longo da sua trajetória.
A loja é considerada pela marca um símbolo do relacionamento com seus clientes, pois remete a um período em que as pessoas iam ao centro da cidade e visitavam a farmácia em busca do remédio prescrito pelo médico da família, criando uma relação de proximidade e confiança com os atendentes e farmacêuticos.
Com pesquisa histórica e conceito idealizados pela arquiteta Ana Borelli, a loja foi reinaugurada no dia 25 de fevereiro e resgata uma verdadeira experiência de volta ao passado, pois todos os detalhes foram pensados para remeter às farmácias do século XIX.
“Para iniciar o projeto foi realizada uma pesquisa histórica, com buscas no acervo do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade (IRPH) e em como era o comércio da época, incluindo as drogarias”, conta a arquiteta que também confidenciou que esse foi um dos seus trabalhos mais desafiadores, devido à necessidade de um estudo aprofundado, pois tinha como referência apenas uma foto da fachada e um detalhe do piso.
Entre os diferenciais da loja estão os móveis e equipamentos que remetem à época, os painéis que contam a história da marca e as imagens da família fundadora, bem como do Rio de antigamente. Os aspectos modernos também fazem parte dessa proposta, priorizando um design clean, com um projeto de iluminação pensado para compor o ambiente.
“Assim como a Pacheco tem sido eleita a marca dos cariocas, o Rio também é um de nossos maiores valores. Não à toa mantivemos o ritmo forte de expansão, como também decidimos homenagear a cidade e os cariocas com essa loja histórica. Queremos reforçar o compromisso com funcionários e clientes de que a Pacheco estará levando saúde e bem-estar a todos. Que esta loja seja o nosso presente para essa cidade e aos cariocas, e que também seja mais uma atração turística junto a todas as belezas que o Rio possui”, finaliza Felipe Zogbi, Diretor de Operações do Grupo DPSP.
Toda a comunicação visual da loja, dos marcadores de preços a tipologia, foi uma criação da F.biz. “É muito bacana desenvolver a nova identidade visual da matriz da Drogarias Pacheco, que está presente há mais de um século no mesmo endereço e já faz parte da história do Rio. Por isso, pensamos em todos os detalhes, como cartazes promocionais, sinalizações, cores… A intenção é que o consumidor seja remetido ao passado ao entrar na loja”, explica Fabio Astolpho, diretor executivo de criação da F.biz.
Para comunicar esse projeto aos cariocas, a F.biz também criou a campanha “Cuidado de Carioca para Carioca”, que ressalta a tradição da Drogarias Pacheco, cuja fundação antecede aos fatos históricos da Cidade Maravilhosa, como a criação do calçadão de Copacabana, a Reforma Sanitária e o primeiro desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Essas referências estão presentes tanto nas ilustrações dos vídeos e posts que serão trabalhados nas redes sociais, quanto na enquete do Stories do Instagram, que pergunta se algum acontecimento histórico é mais antigo que a Drogarias Pacheco.
Ficha Técnica:
Título: Cuidado de Carioca para Carioca
Anunciante: Drogarias Pacheco
Agência: F.biz
CCO: Guilherme Jahara
Diretor Executivo de Criação: Fabio Astolpho
Diretor de Conteúdo: Fernanda Fontes
Supervisora de criação: Kika Botto
Diretor de Arte: Fabio Astolpho, Kika Botto, Germano Weber e Paula Sales
Redator: Marcela Tahan
Social Media: Natália Fava, Carolina Rocha e Sacha Brasil
RTVC/ Artbuyer: Iara Demartini e Duda Corcino
Produção gráfica: Jorge Gaglioni
Arte final e Sistema: Elton Santos, Ricardo Martinelli, Marcio Lima
CSO: Renata d’Ávila
Mídia: Willian Zanetti, Eric Zanelli, Guilherme Reggiani e Amanda Lavrador
CBO: Juliana Vilhena Nascimento
Negócios: Gabriela Almeida, Antônia Cruz, Thais Genta e Gustavo Machado
Produtora: Bubble Gum Project
Direção: Hugo Gomez
Produção Executiva: Andrea Martins
Atendimento Produtora: Carol Meneguetti
Dir. de Fotografia: Alvaro Dominguez
Montagem: Rafael Valese
Finalização: Hugo Gomez
Pós-Produção: Hugo Gomez
Produtora/Som: Evil Twin Music
Atendimento Produtora de Som: Juliana Tangary e Carolina Couto
Produção/ Som: André Faria, Murilo Faria, Yuri Chix, Rafael Campanini e Rafael Vieira
Locução: Charles Nobili
Cliente: Thais Lima, Patrícia Vieira, Isabelle Lipo, Marcelo Costas