A Associação Brasileira de Propaganda – ABP – inicia neste mês de dezembro uma campanha, criada pela F.biz, para divulgar a Entidade Depositária, que tem como objetivo proteger a autoria de ideias publicitárias – campanhas, peças, obras, temas e conceitos – desenvolvidas pelas agências de propaganda, do risco de serem copiadas ou utilizadas indevidamente por terceiros.
A comunicação traz três exemplos de pessoas que criaram coisas e ações que ficaram muito famosas, mas não tiveram interesse em registrar a ideia. Uma delas é Harvey Ross Ball, o criador do Smile Face. A ação foi desenvolvida para uma campanha interna de uma empresa e acabou ganhando o mundo. Ball ganhou apenas US$ 45,00 pelo trabalho por não ter interesse em registrar a ideia. As outras histórias se referem à Douglas Carl Engelbart, criador do mouse, e à Daisuke Inove, idealizador do karaokê.
As peças trazem o conceito “Às vezes não basta ter uma boa ideia. Por isso, existe a Entidade Depositária da ABP.” A campanha poderá ser conferida na mídia impressa, rádio e Internet. “Estamos honrados com o convite para criar uma campanha que alerta para a importância de um dos serviços mais úteis prestados pela ABP ao nosso mercado”, afirma Guilherme Jahara, CCO da F.biz.
“Concorrências em excesso com agências em excesso geram ideias em excesso. Infelizmente, nem todas as ideias apresentadas são aproveitadas naquele momento. Por isso, a importância do registro, da garantia da autoria da ideia e proteção da mesma. Em nome da diretoria da ABP, quero agradecer à F.biz pela campanha criada”, comenta Álvaro Rodrigues, presidente da ABP e da Africa Rio.
FICHA TÉCNICA:
Agência: F.biz
Anunciante: ABP
Título: ABP Entidade Depositária
Produto: Entidade Depositária
CCO: Guilherme Jahara
Diretor de criação: Guilherme Jahara
Diretor de arte: André Batista | João Luiz Pucetti
Redator: Guigo Oliva
Art buyer: Camila Serena
Produção gráfica: Eduardo Paiva
Atendimento: Juliana Possato | Kevin Keller
Aprovação: Álvaro Rodrigues