A F.biz anuncia a separação da sua área de mobile e apresenta a MUV (Mobile Unique Vision), a primeira empresa do mercado global com foco específico em criar uma ponte entre os mundos da telecomunicação e da publicidade. O objetivo é oferecer às companhias de ambos os setores a oportunidade de intensificar o alcance e o engajamento dos seus clientes no ambiente mobile.
A nova empresa tem a sua origem em 2004 como a unidade de mobile marketing da F.biz, agência de comunicação integrada que se juntou ao Grupo WPP em 2011. Essa área soma mais de mil projetos elaborados para a Unilever, PepsiCo, Heineken, Motorola, C&A, Mondelēz, entre outros anunciantes, em parceria com as principais empresas brasileiras de telecomunicações.
A ampla experiência na área e o seu potencial no mercado embasaram a decisão de criar a MUV. De acordo com dados do IAB (Interactive Advertising Bureau), os investimentos em mobile marketing aumentaram 65% em 2014 e alcançaram US$ 32 bilhões em todo o mundo. “Percebemos que era preciso dar este passo e fazer o spin-off. A partir do momento em que viramos uma empresa com um foco claro temos mais força para expandir a nossa base de clientes no Brasil e no mundo”, conta Marcelo Castelo, CEO e sócio da MUV, que hoje atende 50 clientes em 45 países.
Presente no Brasil e nos Estados Unidos, MUV – que passa a fazer parte do Grupo WPP Digital – atua especialmente em economias emergentes e já tem planos de estender as suas atividades para a África e a Ásia nos próximos anos. A previsão é que a MUV registre um faturamento superior a R$ 70 milhões em 2015, o que equivale a um aumento de 200% em relação ao ano anterior.
A MUV funciona como uma ponte entre as operadoras de telefonia celular e os anunciantes que buscam formas inovadoras de valorizar os seus produtos e serviços. A empresa promove, por exemplo, parcerias que permitem às marcas patrocinarem o livre acesso a dados móveis para os seus clientes em troca da visualização de peças publicitárias ou de experiências de compra online.
Esse tipo de benefício é especialmente valioso para os donos de celulares equipados com pacotes de dados pré-pagos – grupo que tem acesso restrito à internet e precisa priorizar a navegação. “A vasta experiência da MUV no mercado de mobile marketing e o seu estreito relacionamento com as companhias de telecomunicações possibilitarão que as marcas alcancem os quatro bilhões de donos de aparelhos celulares espalhados ao redor do mundo hoje, para muitos dos quais os custos dos dados constituem uma barreira de acesso”, lembra Mark Read, CEO da WPP Digital. Segundo Castelo, “a MUV já tem diversos projetos que estão hoje no ar graças aos acordos fechados com todas as operadoras de telefonia móvel do mercado brasileiro”.
Um dos projetos idealizados pela MUV é o “Navegue Grátis”, do Grupo Netshoes, que opera um dos maiores e-commerces de artigos esportivos do mundo, com atuação no Brasil, na Argentina e no México, além da Zattini, loja virtual de moda.
A partir deste mês, os consumidores brasileiros poderão navegar gratuitamente pelos aplicativos mobile e pelos sites das lojas virtuais Netshoes (www.netshoes.com.br) e Zattini (www.zattini.com.br) sem consumir os dados da sua franquia. “Somos o primeiro varejista a oferecer essa importante conveniência. Acessar a internet via smartphone ou tablet é uma realidade que cresce exponencialmente. O Grupo Netshoes está constantemente melhorando a experiência dos seus consumidores e as soluções em mobile são uma das principais formas de se fazer isso”, acrescenta Bruno Costa, head de comunicação e marketing do Grupo Netshoes.
O “Navegue Grátis” exemplifica a ligação que a MUV constrói entre anunciantes e operadoras, um elo capaz de gerar novas fontes de receita para as empresas de telefonia móvel, permitir que as marcas tenham o consumidor no coração de sua estratégia e ainda democratizar o acesso à internet.
Foto: Ao centro, Marcelo Castelo, e da esquerda para a direita, Rafael Pursy, Mariana Oliveira, William Giacomazzi e Rafael Magdalena, principais lideranças da MUV.