A Adventures, empresa criada por Rapha Avellar e Ricardo Dias, foi lançada no 4 de dezembro, Dia Mundial da Propaganda, e já chega chacoalhando o mercado. Com um modelo de negócios que subverte o sistema tradicional de publicidade ao não ser remunerada com o BV (bônus de veiculação), a empresa deixa para trás o conceito de agência. Na Adventures, o dinheiro dos clientes estará alocado nas mídias que apresentam o melhor custo benefício, e não nas que pagam bonificação.
“Nossa receita será altamente atrelada à valorização dos negócios que atendemos. O que mais interessa para a gente é fazer o negócio do cliente valer mais. Só ganhamos se eles ganharem”, explicam Rapha e Ricardo.
Foco nos resultados não significa menos criatividade, pelo contrário. Uma coisa deve mover a outra. O olhar ambicioso para o criativo, sem ter prêmios como objetivo final, vai ter como guia algo totalmente novo: o Adventures Index. Trata-se de um índice que vai acompanhar a valorização dos negócios atendidos pela empresa ao longo do tempo. Em vez de privilegiar prêmios e campanhas pontuais consideradas geniais, marca da indústria publicitária desde sempre, a Adventures foca no que impacta de fato nos negócios de seus clientes.
“A criatividade é, e sempre será, a variável do sucesso. Mas criatividade que não vende é arte. Na Adventures, existimos para mover ponteiro de negócio”, afirmam Ricardo e Rapha. “Importante lembrar que a criatividade em 2020 é diferente da dos anos 1990. A de hoje tem que ser mais veloz e contextualizada, além de conectada com os negócios”.