domingo, dezembro 22, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
InícioAgênciasEstátuas de estudantes somem dos monumentos à educação do UNICEF e reaparecem...

Estátuas de estudantes somem dos monumentos à educação do UNICEF e reaparecem nas ruas

Criada pela Artplan para o UNICEF, ativação quer chamar a atenção para a evasão escolar e sensibilizar a sociedade para o voto consciente.

Mais de 2 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil. Além deles, outros milhões estão na escola, mas não conseguiram aprender na pandemia e estão em risco de evadir. Para chamar a atenção de eleitoras e eleitores para a urgência de priorizar a Educação na hora do voto, e acompanhar de perto o tema nos próximos quatro anos, faltando poucas semanas para as eleições, o UNICEF instalou monumentos em São Paulo, Belém e Salvador como uma homenagem à educação e uma crítica à evasão escolar.

A ação, assinada pela Artplan, foi dividida em três fases. A primeira, em 9 de setembro, foi a entrega dos monumentos, com esculturas em tamanho natural, que retratam uma sala de aula com uma professora e sete alunos, representando os 47 milhões de estudantes da Educação Básica brasileira, matriculados em mais de 180 mil escolas em todo o Brasil. Os locais escolhidos para os monumentos são o Parque do Ibirapuera (São Paulo), Parque da República (Belém) e Largo do Campo Grande (Salvador). As cidades foram escolhidas por serem as capitais dos estados mais populosos das três regiões em que o UNICEF atua: Norte, Nordeste e Sudeste.

Na segunda fase, em 13 de setembro, as esculturas que representam as crianças sumiram, deixando as salas de aula vazias, apenas com a professora.

Monumento em Belém

No dia 15, estas estátuas reapareceram nas ruas do entorno representando crianças em situação de vulnerabilidade – catando latinha, vendendo balas, segurando um bebê, em cadeira de rodas, pedindo esmola, sofrendo bullying, entre outros, situações que o UNICEF identificou como sendo as principais causas da evasão escolar.

Durante a ativação, os embaixadores do UNICEF – Thaynara OG, Lázaro Ramos, Renato Aragão – o conselheiro do UNICEF, Luciano Huck, e demais influenciadores engajados, como a professora Jessilane e a cantora Iza, levaram para as suas redes sociais a relevância da iniciativa, bem como questionamentos, de acordo com as fases correspondentes ao momento dos posts.

Junto com a ativação dos Monumentos, o UNICEF lança nesta quinta-feira a pesquisa “Educação em 2022 – a voz de adolescentes”, realizada pelo IPEC.

“O País está diante de uma crise urgente na Educação. Há, pelo menos cerca de, 2 milhões de meninas e meninos fora da escola, somente na faixa etária de 11 e 19 anos. Se incluirmos as crianças de 4 a 10 anos, o número certamente é ainda maior. E a eles se somam outros milhões que estão na escola, sem aprender, em risco de evadir. É urgente investir na inclusão escolar e na recuperação da aprendizagem. Por isso, o UNICEF vem a público fazer esse alerta e conclamar eleitoras e eleitores a votar pela Educação”, afirma Mônica Dias Pinto, chefe de Educação do UNICEF no Brasil.

“É urgente e necessário que possamos cobrar de nossos candidatos a educação como um dos itens prioritários de suas campanhas, ainda mais quando temos a clareza da quantidade alarmante de crianças e adolescentes que estão fora da escola. Por meio desta iniciativa, junto a uma instituição tão respeitada como o UNICEF, buscamos sensibilizar a população para a relevância de não aceitar nenhuma criança ou adolescente fora da escola e para a importância de entendermos a fundo os motivos de tanta evasão”, avalia Duda Moncalvo, diretor-geral da Artplan em Brasília.

Ficha técnica

Agência: Artplan Comunicação

Cliente: UNICEF

Campanha: #votepelaeducação

Aprovação no Cliente: Michael Klaus, Camilo Leon e Elisa Reis.

Diretor Geral: Duda Moncalvo

Diretor de Criação: Gustavo Tirre

Redator: Thiago Diniz

Diretor de Arte: Gustavo Viana

Conteúdo e Engajamento: Nara Grillo

Diretora de Atendimento: Cacá Malta

Equipe de Atendimento: Clara Bianchi, Renata Vinagre, Gabriel Moura e Felipe Martins

Diretor de Planejamento: Fernando Torres

Equipe de Planejamento: Lucas Garbulha e Ana Quintiliano

Diretora de Mídia: Maira Orempuller

Equipe de Mídia: Thayse Arruda, Viviane Amaral, Filipe Braga, Fellipe Freitas e Iago Joston

Diretor de Creative Data: Diogo Bobsin

Equipe de BI: Larissa Alves

Diretor de Produção: Daniel Oda

Produção e RTV: Fernanda Mesquita, Bruno Werner, Rafael Toscano, Amanda Sampaio e Julia Maia

Produtora de Vídeo:  Madre Mia

Diretor do Filme: Kiko Lomba

Produtora de Áudio: Lira

Artigos relacionados

Novidades