sábado, abril 27, 2024
Programa Grandes Nomes da Propaganda no canal Markket
Início2022Empatia no trânsito que passa de geração em geração no filme criado...

Empatia no trânsito que passa de geração em geração no filme criado pela SPR para o DetranRS

Verão pede cuidado e empatia no trânsito. Afinal, neste período do ano todos pegam o carro para ir ao litoral curtir os dias de férias e o calor. E se planejamos com tanto carinho as férias durante o ano todo, não podemos colocar tudo a perder por erros e descuido no trânsito. É essa mensagem que a campanha de verão criada pela SPR para o DetranRS busca transmitir para a população gaúcha. A agência imprimiu a sua conhecida criatividade e ousadia na criação do filme e demais peças da campanha anual de verão do DetranRS.

Além de evidenciar a empatia necessária no trânsito para um veraneio tranquilo e feliz, a campanha criada pela SPR mostra que o aprendizado se dá pelo exemplo. O filme da campanha é protagonizado por uma garotinha em três fases da vida – ou três verões. Uma menina que cresce diante dos olhos do público e aprende empatia com o bom comportamento do pai. No primeiro verão, ainda criança, ela observa o pai, que é bastante cauteloso, cuidadoso e empático no trânsito. Inclusive brinca com a insistência do pai em passar orientações, fazendo uma caretinha. E o pai não apenas passa recomendações, como o uso do cinto de segurança, mas mostra na prática como ser empático. No segundo verão, já adolescente, ela vê os gestos de cuidados do pai e se inspira nisso, embalada pela letra da música: “eu me coloco no seu lugar…” Já no terceiro verão ela cresceu e já dirige. E se coloca no lugar do pai usando os mesmos cuidados e as mesmas palavras, até como forma de demonstrar e reconhecer o que aprendeu com ele. O comercial mostra que a empatia se ensina pelo exemplo – seja no trânsito ou fora dele.

Com o conceito “Você dá o exemplo e a empatia no trânsito vai adiante”, a campanha destaca a empatia de geração em geração. “Buscamos inspiração no visual, como no reflexo do vidro do carro, do retrovisor. Reflexo é um bom signo do aprendizado. Refletir sobre as atitudes no trânsito, sobre nós, nos espelhando naquilo que a gente vê. Muito mais do que nos dizem, acabamos repetindo os gestos que vimos, principalmente as crianças se inspiram muito no que elas veem os adultos fazendo e estão sempre abertas a esse aprendizado. A melhor forma de ensinar é pelo exemplo”, destaca Fábio Henckel, diretor de criação da SPR.

O desafio da agência na criação do filme foi retratar em 60” e 30” histórias de três verões da protagonista e acrescer a isso informações sobre empatia no trânsito e contemplar ainda nas cenas diferentes atores e modais, como automóvel, moto e bicicleta. “Tivemos esse exercício criativo: mostrar a menina crescendo, o pai envelhecendo, o crescimento pelo aprendizado, os diferentes atores do trânsito e gestos de empatia, o que não é tão fácil retratar. Conseguimos mostrar o trânsito fluindo quando existe empatia e um pensa no outro. Condensar tudo isso com vários níveis de emoção foi o grande desafio da SPR na criação deste trabalho”, complementa Henckel.

FICHA TÉCNICA

Campanha: Empatia no Trânsito – Verão 2021/2022

Peças: Filme de 60” e 30”, peças para redes sociais e mídia externa e digital

Cliente: DetranRS

Agência: SPR

Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann

Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel

Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz

Executiva de Contas: Barbara Vellwock

Atendimento: Ritiele Medeiros e Natália Paszinski

Direção de Criação: Fábio Henckel

Direção de Arte: Cléber dos Anjos

Assistente de Arte: Felipe Serafim Costa

Redação: Aroldo Thaddeu Anderson

Arte-finalização: Joel Nunes

Revisão: Bruna Martins Vilagran

Mídia: SPR – Clarissa Dornelles; Secom – Rosangela Johansson

Mídia Digital: Thaise Veiga

Produção Gráfica: Branca Cardoso

Fornecedor: Zeppelin – Direção Fernanda Rotta e Paula Jobim

Produção Musical: SoundThinkers

Aprovação do Cliente: Secom – Tânia Moreira, Malu Macedo e Manuel Ramalho; DetranRS – Diza Gonzaga, Letícia Sielecki e Marcia Uhry Boeira

Artigos relacionados

Novidades