Verão pede cuidado e empatia no trânsito. Afinal, neste período do ano todos pegam o carro para ir ao litoral curtir os dias de férias e o calor. E se planejamos com tanto carinho as férias durante o ano todo, não podemos colocar tudo a perder por erros e descuido no trânsito. É essa mensagem que a campanha de verão criada pela SPR para o DetranRS busca transmitir para a população gaúcha. A agência imprimiu a sua conhecida criatividade e ousadia na criação do filme e demais peças da campanha anual de verão do DetranRS.
Além de evidenciar a empatia necessária no trânsito para um veraneio tranquilo e feliz, a campanha criada pela SPR mostra que o aprendizado se dá pelo exemplo. O filme da campanha é protagonizado por uma garotinha em três fases da vida – ou três verões. Uma menina que cresce diante dos olhos do público e aprende empatia com o bom comportamento do pai. No primeiro verão, ainda criança, ela observa o pai, que é bastante cauteloso, cuidadoso e empático no trânsito. Inclusive brinca com a insistência do pai em passar orientações, fazendo uma caretinha. E o pai não apenas passa recomendações, como o uso do cinto de segurança, mas mostra na prática como ser empático. No segundo verão, já adolescente, ela vê os gestos de cuidados do pai e se inspira nisso, embalada pela letra da música: “eu me coloco no seu lugar…” Já no terceiro verão ela cresceu e já dirige. E se coloca no lugar do pai usando os mesmos cuidados e as mesmas palavras, até como forma de demonstrar e reconhecer o que aprendeu com ele. O comercial mostra que a empatia se ensina pelo exemplo – seja no trânsito ou fora dele.
Com o conceito “Você dá o exemplo e a empatia no trânsito vai adiante”, a campanha destaca a empatia de geração em geração. “Buscamos inspiração no visual, como no reflexo do vidro do carro, do retrovisor. Reflexo é um bom signo do aprendizado. Refletir sobre as atitudes no trânsito, sobre nós, nos espelhando naquilo que a gente vê. Muito mais do que nos dizem, acabamos repetindo os gestos que vimos, principalmente as crianças se inspiram muito no que elas veem os adultos fazendo e estão sempre abertas a esse aprendizado. A melhor forma de ensinar é pelo exemplo”, destaca Fábio Henckel, diretor de criação da SPR.
O desafio da agência na criação do filme foi retratar em 60” e 30” histórias de três verões da protagonista e acrescer a isso informações sobre empatia no trânsito e contemplar ainda nas cenas diferentes atores e modais, como automóvel, moto e bicicleta. “Tivemos esse exercício criativo: mostrar a menina crescendo, o pai envelhecendo, o crescimento pelo aprendizado, os diferentes atores do trânsito e gestos de empatia, o que não é tão fácil retratar. Conseguimos mostrar o trânsito fluindo quando existe empatia e um pensa no outro. Condensar tudo isso com vários níveis de emoção foi o grande desafio da SPR na criação deste trabalho”, complementa Henckel.
FICHA TÉCNICA
Campanha: Empatia no Trânsito – Verão 2021/2022
Peças: Filme de 60” e 30”, peças para redes sociais e mídia externa e digital
Cliente: DetranRS
Agência: SPR
Diretor-Executivo: Juliano Brenner Hennemann
Diretor de Estratégia e Inovação: Gustavo Ermel
Diretora de Atendimento: Giorgia Antunes Lorenz
Executiva de Contas: Barbara Vellwock
Atendimento: Ritiele Medeiros e Natália Paszinski
Direção de Criação: Fábio Henckel
Direção de Arte: Cléber dos Anjos
Assistente de Arte: Felipe Serafim Costa
Redação: Aroldo Thaddeu Anderson
Arte-finalização: Joel Nunes
Revisão: Bruna Martins Vilagran
Mídia: SPR – Clarissa Dornelles; Secom – Rosangela Johansson
Mídia Digital: Thaise Veiga
Produção Gráfica: Branca Cardoso
Fornecedor: Zeppelin – Direção Fernanda Rotta e Paula Jobim
Produção Musical: SoundThinkers
Aprovação do Cliente: Secom – Tânia Moreira, Malu Macedo e Manuel Ramalho; DetranRS – Diza Gonzaga, Letícia Sielecki e Marcia Uhry Boeira